Desde da última terça-feira (16), os servidores e visitantes da Assembleia Legislativa da Bahia passaram a ter maior facilidade para trocar resíduos sólidos por descontos na fatura de energia elétrica. Por meio de parceria entre a Neoenergia Coelba e a ALBA, todas as terças-feiras, das 9h às 15h, o caminhão elétrico do projeto Vale Luz estará no estacionamento da Casa, onde uma equipe recebe o material e fornece orientações para o uso seguro da energia elétrica.
Além da redução no valor da conta de energia, a ação estimula o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos causados pelos resíduos no meio ambiente. Para diretor administrativo da ALBA, Júlio Eloy, a parceria vai beneficiar o servidor e o meio ambiente, “porque muito mais importante que o desconto na conta de energia, é o bem que cada um pode fazer, dando a destinação correta a uma série de itens que antes eram descartados na natureza”, considerou.
PROJETO
O projeto Vale Luz faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Aneel, e estimula a reciclagem por meio de vantagens para os consumidores. Para participar, o consumidor não deve ter débitos com a distribuidora, e os resíduos devem estar limpos e secos. Também no atendimento, o cliente deve informar o seu código, identificado no canto superior direito da conta de energia, para lançamento do desconto.
Entre os resíduos aceitos estão o papelão, papel de escritório, jornais, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes, óleo de cozinha (filtrado e dentro de garrafa pet transparente) e resíduo eletrônico (televisão, celular, teclado etc). O preço de cada material pode ser consultado por meio do aplicativo do projeto, no qual é possível acompanhar os créditos gerados mensalmente na conta de energia e saber quais são os materiais recebidos.
Coordenador do Vale Luz, Rodrigo Mariano destacou a importante parceria com a Casa Legislativa, “na construção de um processo de educação ambiental, de conscientização, de uma cultura de reciclagem para os servidores e visitantes da ALBA”, disse.
Fonte: ASCOM ALBA
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA