ArteBrasilCulturaDocumentário

Documentário ‘As Indígenas da Terra’ estréia na TVE nesta segunda-feira (22)

O filme sobre lideranças femininas indígenas Tupinambá e de outros povos do Sul da Bahia, traz o cotidiano e a história das protagonistas Cacica Valdelice e Célia Tupinambá, e ao ar nesta segunda-feira (22), às 20h. O documentário ‘As Indígenas da Terra’ também será apresentado em horário alternativo no sábado (27) e terça-feira (30), às 20h. A obra é resultado do edital Bahia na Tela, realizado pela Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).

A produção inédita, dirigida por Dayse Porto e Joana Brandão, acompanha a atuação dessas líderes frente à suas comunidades durante períodos de importantes eventos do movimento indígena: a Caminhada Tupinambá, em Olivença, e a Farinhada de Serra do Padeiro. Registra também a viagem das líderes baianas para a Primeira Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília, com participação de Sônia Guajajara, Shirley Krenac e a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia.

Com contribuições ainda de outras mulheres indígenas, como Nadja Tupinambá e Dona Maura Titiá, do povo Pataxó, o documentário é um convite para um mergulho na história, na simbologia indígena local e no entendimento do papel das mulheres no movimento pelos direitos dos originários do Brasil, que não existem sem seus territórios.

Lançado em 2017, o Bahia na Tela é o maior edital da história da televisão pública, com um investimento de R$ 15 milhões na produção de conteúdos audiovisuais baianos inéditos, entre séries e filmes, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e exibidos na TVE.

Serviço

Documentário ‘As Indígenas da Terra’
Quando: segunda-feira (22), às 20h. Horários alternativos: sábado (27) e terça-feira (30), às 20h.
Onde: TVE e tve.ba.gov.br

Fonte: Ascom/Irdeb
Card: Divulgação

Related posts

Diálogos com a Cidade: o que dizem os poetas do spray é lançado em Salvador

Fulvio Bahia

Brasil detém 25% das áreas florestais do planeta com potencial de restauração natural

Fulvio Bahia

Trabalhadores de São Francisco do Conde fazem greve e denunciam desrespeito

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais