ArteCulturaMúsica

Neojibá realiza oficina no WCD 2024 e celebra os 2 anos do núcleo em Lauro de Freitas 

“Lugar da plateia é no palco”. Essa foi a frase dita pelo maestro Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo de Práticas Musicais (NPM) do Neojibá Lauro de Freitas, que marcou presença no segundo dia do World Creativity Day (WCD 2024). A oficina musical com o tema “Inovação e Tradição em foco”, teve uma apresentação interativa com a participação ativa da plateia, na manhã deste sábado (20).

“A gente quer trazer o público para dentro da orquestra. É muito mais uma oficina de quebra de fronteira, do que é público, o que é artista. Porque no Neojibá a gente fala muito sobre isso, que lugar de plateia é no palco. E muito mais que uma apresentação é trazer o público para dentro do que é nossas atividades, nosso dia a dia, além do funcionamento das nossas orquestras e dos nossos corais. Então a gente buscou uma atividade que a gente não procurou colocar fronteira”, completou o Maestro.

O empresário e morador de Lauro de Freitas, Vasco Augusto, parabenizou a experiência proporcionada pela oficina. “Está sendo muito legal, nós trouxemos nosso filho aqui para poder conhecer, e ele está adorando a experiência”, frisou.

2 anos x desenvolvimento social

Durante a oficina, o NPM aproveitou para celebrar, junto com o público, os dois anos em Lauro de Freitas, completados no próximo dia 23, como explicou Alexandre. “Nesse contexto da celebração dos nossos dois anos do NPM em Lauro de Freitas, a gente recebeu esse convite da prefeitura para participar do WCD, então a gente aproveitou para fazer um momento de celebração junto com as famílias dos integrantes, junto ao público em geral”.

Nesse período cerca de 300 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, já foram beneficiados diretamente pelo projeto, que gera um impacto para as crianças de desenvolvimento social com disciplina e conhecimento, como destacou o coordenador. “O impacto para as crianças é estar em um projeto de desenvolvimento social fazendo uma prática muito saudável, onde se traz a disciplina para o dia a dia, em que se traz o conhecimento não só musical. Tem o conhecimento social e histórico e, para além disso, tem um impacto para a comunidade, porque Lauro de Freitas pode dizer que tem sua orquestra e seus corpos estáveis, e terá sempre”, concluiu.

Ana Cláudia Miranda, pedagoga e mãe de um dos integrantes da orquestra contou como o NPM impactou na vida de seu filho. “Meu filho está aqui no núcleo desde que começou e a música é muito boa como terapia, para ajudar nas habilidades psicomotoras,  para ajudar no intelectual da criança. A música é uma terapia, tanto para a criança quanto para o adulto. Fora o orgulho imenso que tenho dele, cada vez mais ele vem melhorando. Que esse projeto continue, e cresça cada vez mais para dar oportunidade para incluir ainda mais crianças”.

Para Taciano Passos, violinista de 12 anos, a música melhorou sua qualidade de vida. “Quando eu não conhecia muito bem a música, eu tinha muita ansiedade, minha mão suava muito. Eu ficava com raiva muito fácil, por causa até dos jogos. Aí depois que conheci o Neojibá, que eu conheci a música, comecei a me controlar”, contou.

O WCD 2024 segue até este domingo (21), com mais de 50 atividades para todos os públicos, distribuídas em diversos espaços da cidade. Para se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do World Creativity Day (https://worldcreativityday.com/brazil/lauro-defreitas/activities).

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Divulgação

Related posts

Maria do Perpétuo Socorro diz qual o seu lugar na fila do pão!

Fulvio Bahia

Campeonato Estadual reúne mais de 50 quadrilhas na Praça da Revolução, em Periperi, na capital baiana

Fulvio Bahia

Espetáculo “A NÃO origem do mundo” em cartaz no Teatro Sesi Rio Vermelho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais