BahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorSustentabilidade

Parceria entre Parque Social e Secis impulsiona empreendedorismo e inovação na capital

O programa InPacto, resultado da colaboração entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o Parque Social, tem se destacado como catalisador do empreendedorismo e da inovação social na capital baiana. Com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor da cidade, o programa concentra esforços em capacitar empreendedores em estágio inicial de negócio.

Uma das empresas participantes, a Solvum Tecnologia, conquistou recentemente três troféus da Conferência de Inovação da União Europeia, com um projeto de inteligência artificial para auxiliar governos. Das seis categorias da premiação no evento, o negócio conquistou duas, a de “Melhor Empresa de Inovação” e, também, de “Melhor Empresa de Tecnologia”. Além disso, o diretor técnico da empresa, Mateus Couto, recebeu o título de “Personalidade do Ano”.

Para Couto, o programa permitiu não apenas o desenvolvimento de seu negócio, mas também a implementação de projetos de impacto social, como um programa de bolsas para jovens sem renda, visando capacitá-los para o futuro. “A gente agradece ao programa por estar sempre presente nessa atitude. O mais importante disso tudo é mostrar para a população que a gente tem um potencial criativo muito alto, a gente consegue chegar fora e fazer coisas diferentes”, declarou.

“A gente brilha enquanto Brasil, brilha enquanto Bahia, e brilha enquanto Salvador também. A gente tem toda capacidade do mundo de surpreender positivamente o nosso planeta. É uma coisa que trago para as pessoas, para que elas olhem para elas e vejam o quão rico elas são enquanto baianos e soteropolitanos”, completou o empreendedor.

Suporte – Além de sediar eventos, mentorias e promover conexões dentro do ecossistema local, o InPacto oferece programas de pré-incubação e incubação, proporcionando suporte gratuito para empreendimentos sociais. Diversos negócios já passaram pelos programas de incubação, como a Escoaf, especializada em comercialização de produtos rurais; a SDW for All, focada em acesso à água potável e saneamento; e a Wakanda Educação, que se dedica à capacitação de empreendedores por subsistência.

Para Sandra Paranhos, diretora-geral do Parque Social, os resultados obtidos pelo programa refletem o compromisso da instituição em desenvolver projetos que contribuam para o crescimento socioeconômico local, por meio de iniciativas sustentáveis, inovadoras e resilientes. “O InPacto já teve como resultado 66 negócios de impactos sociais positivos desde 2019, que colaboram ou podem colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local com iniciativas sustentáveis, inovadoras e resilientes, ou seja, oferecem soluções para questões sociais”, disse.

Já o titular da Secis, Ivan Euler, mencionou o papel da Prefeitura de Salvador em fomentar o ecossistema empreendedor e apoiar negócios de impacto na cidade. “Já são mais de 100 empreendimentos beneficiados e reconhecidos nacional e internacionalmente”, assinalou.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Foto: Max Haack/Arquivo Secom PMS e Divulgação

Related posts

Prefeitura retoma programação do Natal no Centro Histórico e bairros nesta sexta-feira (22) 

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador anuncia pacote de ações para revitalização do Centro Histórico

Fulvio Bahia

Defesa Civil de Salvador alerta para continuidade de chuvas com risco para alagamento e deslizamento de terra e divulga número para atendimento

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais