ArteCulturaDançaTeatro

Cia de Teatro da UFBA abre audição pública para espetáculo “O Pregador – Teatro-Fórum Antirracista”

Processo ocorrerá em três etapas, a primeira delas o seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, aberto a comunidade acadêmica e ao público interessado na poética do Teatro do Oprimido

A Cia de Teatro da UFBA irá montar a sua quinquagésima nona obra, o espetáculo O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista, com direção de Licko Turle, que também orientou o processo coletivo de dramaturgia ao lado da autora carioca Helen Sarapeck, utilizando as técnicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Para montagem da peça, a Cia abre chamada pública para seleção de 06 artistas que irão compor o elenco, a ocorrer em três etapas: participação no seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, envio de vídeo apresentação e audição presencial com equipe de criação.

Vale pontuar que, as inscrições para as duas primeiras fases – seminário e envio de vídeo apresentação – são separadas e ocorrerão até 14 de maio de 2024. As ações integram o projeto “Estudos em Teatro do Oprimido: práticas político-pedagógicas”, do edital Pró-Humanidades do CNPQ (2023), que teve início em janeiro de 2024, com o curso de pós-graduação lato sensu “Especialização em Teatro do Oprimido”, sob a coordenação da docente e doutora em artes Antônia Pereira.

Para se inscreverem no processo de audição, os interessados devem acessar o site do GESTO – GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO (https://gestoteatrodooprimido.com/) ou diretamente através do link https://forms.gle/i5GhCt5n59pcZg7j9, preencher formulário e enviar um vídeo curto de até 02 minutos descrevendo a trajetória/experiência artística e as expectativas/interesses para participar do projeto. Nesta primeira etapa da audição, serão selecionados até 30 artistas, com o resultado a ser divulgado no site do GESTO.

A última e terceira etapa é a participação de um circuito de oficinas presenciais, que ocorre de 21 a 23 de maio, de dança e música (afro-brasileiras), leitura/interpretação de textos e jogos improvisacionais, tudo orientado pela equipe de criação do espetáculo (coreógrafa, diretor musical, encenador, preparadora vocal). No final, serão selecionados até 6 artistas, entre atores e atrizes, profissionais e estudantes de Artes Cênicas e Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. O resultado será divulgado no site do GESTO.

Montagem
O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista é o terceiro espetáculo da Cia de Teatro da UFBA com tema, direção, elenco e equipe de criação de pessoas negras. Antes, foram encenadas Gusmão- o Anjo e sua Legião (2017) e Pele Negra, Máscaras Brancas (2019). O texto narra a trajetória de Clara, mulher e estudante preta, que tenta fugir do destino trágico, impingido aos corpos negros pela sociedade racista.

A obra tem em seu subtítulo o descritivo “Teatro-Fórum Antirracista”, escolhido propositalmente pelo diretor e curinga do espetáculo, Licko Turle, para debater o racismo e marcar os 15 anos da morte de Augusto Boal (2009) – com quem trabalhou e criou o Centro de Teatro do Oprimido no Rio de Janeiro em 1986.

Vale pontuar que, o período de ensaios de O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista ocorrerá entre maio e julho de 2024, com encontros de segunda a sexta, no horário das 08h às 13h, na UFBA. A estreia do espetáculo está prevista para 25 de julho de 2024, com temporada até 18 de agosto de 2024, no Teatro Martim Gonçalves. Dúvidas e informações através do e-mail dagenteproducoes@gmail.com.

*Seminário *
As pessoas interessadas no seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, para além daqueles que desejam participar da audição O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista, também devem se inscrever no site do GESTO ou através do link a seguir – https://forms.gle/7vBudTxgNRYpxSy68. O evento, que ocorre dias 13 e 14 de maio, tem por objetivo partilhar com o público (através de palestras, vídeos e lançamentos de livros) a dinâmica do sistema desenvolvido pelo teatrólogo brasileiro, que propõe a conversão do espectador(a) em ‘espect-ator’ (atriz) e entrar em cena substituindo a personagem oprimida.

No dia 13 de maio, às 15h, o seminário contará com a presença de Geo Britto, autor do livro “Augusto Boal – e a formação do Teatro do Oprimido”. Britto trabalhou no Centro de Teatro do Oprimido (CTO) por 32 anos, sendo 20 destes com Augusto Boal. O seminário, que é aberto a todes estudantes da UFBA e ao público interessado na temática, acontecerá no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina.

Licko Turle destaca que, o Teatro do Oprimido configura-se como um amplo campo de investigação que se estende para além da esfera propriamente artística e alcança o patamar educacional, de formação não somente de atores, mas, também, de não atores ‘com vontade de dizer algo através do teatro’, incluindo-se, aqui, profissionais de distintas áreas como pedagogia, comunicação, saúde, psicologia, ciências sociais, entre outras.

Serviço
O quê – audição O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista
Quando – 21 a 23 de maio de 2024
Onde – Sala 104, do PAF V – UFBA (Campus Ondina)
Inscrição – até 14 de maio de 2024 https://forms.gle/i5GhCt5n59pcZg7j9

Serviço
O quê – Seminário “Meu Caro Amigo… Augusto Boal”
Quando – 13 e 14 de maio
Onde – Auditório da Faculdade de Comunicação FACOM), em Ondina
Inscrição – até 13 de maio de 2024 https://forms.gle/7vBudTxgNRYpxSy68

Programação – Seminário “Meu Caro Amigo… Augusto Boal”

13 de maio
9h – mesa de abertura com Cláudio Cajaíba(ETUFBA), Rita Aquino (PROEXT), Joice Aglae (PPGAC).
9:15h – Exibição do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido, de Zelito Vianna
10:00h – Teatro do Oprimido na UFBA com Cilene Canda (Faculdade de Educação), Priscila (Biologia), Virgínia Machado (Biologia) , Lenira Rengel (Escola de Dança), Katemari Rosa (Instituto de Fisica), Taiana Lemos (Escola de Teatro)
12h – Intervalo Almoço
13:30h – “Augusto Boal: o Arena e Oficina” com Ítala Nandi
15h – “Augusto Boal e a formação do Teatro do Oprimido” com Geo Britto (USP Escola de Teatro Político
16:30h – Lançamento do livro homônimo com Geo Britto.

14 de maio
9h – Pós-Graduação lato sensu Estudos em Teatro do Oprimido- Práticas Político Pedagógicas com Dra. Simone Picolino (UFBA) e o Dr. Leonardo Moreira (UFRJ)
10h – Teatro do Oprimido e Negritude com Licko Turle
12h – Intervalo Almoço
14h – “Pele Negra nas Artes Cênicas” com Edileuza Santos
15h – Lideranças Femininas negras nas universidades com Cássia Maciel
16h – A montagem de O Pregador – Teatro-forum Antirracista com a coordenação de produção e equipe de criação
17h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Leonardo Moreira

Related posts

3ª edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras acontece no Teatro Uneb

Fulvio Bahia

Programação da Flipelô 2024 tem Biblioteca Itinerante e projeto Leve e Leia

Fulvio Bahia

Bienal do Livro Bahia 2024 é lançada em Salvador, com divulgação da programação completa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais