A Hemoba promove coleta de sangue e cadastro de medula óssea, sexta-feira (3) e neste sábado (4), para atender os participantes da 2ª Jornada da Juventude Sem Terra, que acontece no assentamento Nova Suíça, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A unidade móvel da Fundação (hemóvel) está funcionando na Praça Riachuelo (Trapiche), das 8h30 às 16h, no município santamarense. A ação, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Secretaria Estadual de Relações Institucionais (SERIN), busca mobilizar e conscientizar os conferencistas e a população da cidade sobre a importância do ato solidário e cidadão da doação de sangue e do cadastro de medula óssea,
A unidade móvel é um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba, como triagem clínica, mobiliários, equipamentos, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. A coleta externa tem uma capacidade média de atendimento de 120 bolsas ao dia. Os jovens presentes no encontro podem aproveitar a presença do hemóvel para fazer também o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), já que para se tornar um voluntário é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade.
Jornada da Juventude
A Jornada da Juventude Sem Terra, que acontece desde quinta-feira (2), tem o objetivo de formar e organizar os jovens camponeses, além de preparar o 7º Congresso Nacional do MST que irá acontecer em julho deste ano, em Brasília. No encontro, os jovens dialogam e refletem sobre o programa agrário do MST e organizam a juventude na luta pela conquista e efetivação de direitos. Participam das atividades jovens e militantes do MST, militantes do Levante Popular da Juventude, Quilombo, estudantes da UniLAB e UFRB. A programação conta com atividade de estudos, esportivas, artísticas e culturais, além de ato de solidariedade de doação de sangue e cadastro de medula óssea.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Cadastro de medula óssea
O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Fonte: Ascom/Hemoba
Foto: Divulgação