Ação SocialMunicípiosSaúdeServiços

Hemoba promove coleta de sangue na 2ª Jornada da Juventude Sem-Terra no Recôncavo

A Hemoba promove coleta de sangue e cadastro de medula óssea, sexta-feira (3) e neste sábado (4), para atender os participantes da 2ª Jornada da Juventude Sem Terra, que acontece no assentamento Nova Suíça, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A unidade móvel da Fundação (hemóvel) está funcionando na Praça Riachuelo (Trapiche), das 8h30 às 16h, no município santamarense. A ação, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Secretaria Estadual de Relações Institucionais (SERIN), busca mobilizar e conscientizar os conferencistas e a população da cidade sobre a importância do ato solidário e cidadão da doação de sangue e do cadastro de medula óssea,

A unidade móvel é um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba, como triagem clínica, mobiliários, equipamentos, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. A coleta externa tem uma capacidade média de atendimento de 120 bolsas ao dia. Os jovens presentes no encontro podem aproveitar a presença do hemóvel para fazer também o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), já que para se tornar um voluntário é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade.

Foto: Antônia Carneiro / Voz do Movimento

Jornada da Juventude

A Jornada da Juventude Sem Terra, que acontece desde quinta-feira (2), tem o objetivo de formar e organizar os jovens camponeses, além de preparar o 7º Congresso Nacional do MST que irá acontecer em julho deste ano, em Brasília. No encontro, os jovens dialogam e refletem sobre o programa agrário do MST e organizam a juventude na luta pela conquista e efetivação de direitos. Participam das atividades jovens e militantes do MST, militantes do Levante Popular da Juventude, Quilombo, estudantes da UniLAB e UFRB. A programação conta com atividade de estudos, esportivas, artísticas e culturais, além de ato de solidariedade de doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Antônia Carneiro / Voz do Movimento

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Fonte: Ascom/Hemoba
Foto: Divulgação

Related posts

Vacinação contra Covid-19 e gripe segue em Salvador nesta quarta-feira (18) 

Fulvio Bahia

“Vamos dar atenção às pessoas atingidas pelas chuvas”, afirma Jerônimo em visita à região de Subaúma

Fulvio Bahia

SAC Náutico completa seis meses de funcionamento com quase 500 atendimentos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais