AlimentaçãoBahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Horta nas Escolas mobiliza alunos da educação infantil municipal

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Baronesa de Sauipe, na Ribeira, recebeu nesta quarta-feira (8) a implementação da horta escolar, mobilizando os alunos do Grupo II ao Grupo V. Ação é parte do programa Horta nas Escolas, iniciativa promovida pela Prefeitura de Salvador e executada em parceria entre as secretarias municipais da Educação (Smed) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

O titular da Secis, Ivan Euler, exaltou a necessidade de incentivar e conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância do contato com a natureza, além de estimular o consumo de alimentos saudáveis. “Esse trabalho de pegar a terra, de plantar as mudinhas e vê-las crescer é bem educativo e proveitoso, já que são produtos orgânicos produzidos aqui na escola e que podem ser reaproveitados para a própria merenda escolar”, completa.

Educação ambiental – Plautila Sousa Neves, diretora da escola, considera que a horta é o movimento do ser humano em contato com a terra e seu cerne inicial. “Quando visualizamos um projeto de implementação da horta, visamos resgatar a criança e sua conexão com a natureza, além de educá-las quanto à recondução de processos de plantar o seu alimento. Aquilo que você planta, aquilo que você cuida, você pode colher, pode te nutrir”, explica.

Ao todo foram plantadas oito manilhas e 120 hortaliças de variadas espécies, tais como cebolinha, alface verde e roxo, manjericão verde e roxo, pimenta biquinho e alecrim. O Cmei recebeu uma mangueira de água de 50 metros e 10 pacotes de sementes variadas para realizar a atividade.

O intuito do programa é despertar nos estudantes o hábito da alimentação saudável, bem como, o contato direto com a terra, fomentando uma cultura de educação ambiental. A Smed oferece o espaço dentro da escola para o cultivo e manutenção das hortas. Já a Secis fica encarregada da estrutura técnica e da orientação para que professores, alunos e comunidade escolar possam preservar e manter o funcionamento do projeto.

Fonte: SECOM PMS
Foto: SECIS

Related posts

Plano Ferroviário da Bahia aponta corredores estruturais e necessidade de integração logística

Fulvio Bahia

Operação Ronda Verde do Programa Bahia Sem Fogo realiza patrulhamento e monitoramento ativo em propriedades rurais de São Desidério

Fulvio Bahia

Eco Folia Solidária: homens e pessoas negras são maioria entre os catadores de materiais recicláveis,  no carnaval de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais