A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), comemorou a entrega, pelo prefeito Bruno Reis, da viatura destinada ao projeto patrulha Guardiã Maria da Penha, uma iniciativa idealizada pela republicana para combater a violência doméstica na cidade de Salvador.
“Esse é um momento muito importante não apenas para a Guarda Municipal, mas também para toda Salvador”, afirmou a vereadora. Ela ressaltou a importância das novas viaturas para fortalecer o trabalho em prol da segurança, destacando especialmente o papel do automóvel destinado à Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Salvador tem um caso de violência doméstica a cada 45 minutos, segundo dados das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher. Além disso, 10.864 medidas protetivas foram distribuídas pela Justiça nos últimos dois anos na Bahia, representando apenas 37,3% dos 29.089 processos de violência contra a mulher abertos no mesmo período no estado. Atualmente, há 85.059 ações penais em curso.
A republicana enfatizou que a viatura designada para essa patrulha especial será uma ferramenta vital na proteção das vítimas e no combate a esse tipo de crime. Citando dados das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, que indicam um caso de violência doméstica a cada 45 minutos em Salvador, a vereadora destacou a urgência de ações concretas para enfrentar esse problema.
A vereadora elogiou a disposição do prefeito Bruno Reis e da Guarda Municipal de Salvador para acolher e executar iniciativas em defesa das mulheres. Segundo ela, com o aumento das denúncias de violência doméstica, é fundamental fortalecer a rede de proteção e apoio, e a Patrulha Guardiã Maria da Penha vem justamente nesse sentido.
“Com esse programa, em que os agentes são capacitados e devidamente orientados, o combate à violência contra a mulher será muito mais humanizado e preparado para oferecer o suporte que as vítimas precisam”, concluiu.
Fonte / Foto: ASCOM Ver Ireuda Silva