Câmara Municipal de SalvadorPolíticaReligiosidade

Câmara Municipal homenageia São Francisco Xavier

Missa para o padroeiro de Salvador foi celebrada na Catedral Basílica nesta quinta-feira (10)

O padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier, foi homenageado com uma missa solene na Catedral Basílica, no Centro Histórico, na manhã desta sexta-feira (10). A celebração de 338 anos de consagração foi prestigiada por vereadores da capital, autoridades, guias de turismo e populares, que também participaram de uma procissão no Terreiro de Jesus.

A santa missa, que marca a data em que o santo foi declarado padroeiro da cidade (10 de maio de 1686) foi presidida pelo Arcebispo da Cidade do São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, concelebrada por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar, e pelo padre José Abel, cônego da Catedral Basílica. A data também faz uma referência ao Dia Nacional dos Guias de Turismo.

Dom Sérgio da Rocha destacou a importância da devoção ao santo e pediu à população uma festa mais participativa no próximo ano. A celebração contou com a presença de padres e diáconos de diversas paróquias de Salvador.

A celebração do padroeiro de Salvador marca a renovação dos votos de fé dos vereadores de Salvador. Este ano, estiveram presentes os vereadores Joceval Rodrigues (MDB), Cris Correia (PSDB), Marcelo Maia (DC) e Marta Rodrigues (PT). O ex-presidente da Câmara Municipal, Gilberto José (1997-2000), também prestigiou a missa.

O vereador Joceval Rodrigues representou o chefe do Legislativo Municipal, Carlos Muniz (PSDB), e foi responsável pela leitura da renovação dos votos ao santo padroeiro. “Clamo os soteropolitanos a, nesta data especial, recordar toda importância de São Francisco Xavier para a cidade de Salvador e renovar os votos de devoção ao nosso padroeiro, do mesmo modo em que reafirmo o compromisso de representar os anseios do nosso povo, sempre motivado a defender e promover o bem comum e os princípios da justiça e da fraternidade entre os soteropolitanos”, disse.                                                                            

Pedido ao Vaticano

Joceval Rodrigues frisou que Salvador é uma das poucas cidades do mundo em que uma Câmara Municipal teve participação ativa na escolha do padroeiro, inclusive solicitando o título diretamente ao Vaticano.

São Francisco Xavier se tornou padroeiro da cidade após uma manifestação popular pedir às autoridades locais o envio deste pleito ao Papa. Na ocasião, Salvador superou duas pestes e os fiéis atribuíram o fato à intercessão do santo, cuja data de nascimento é celebrada em 3 de dezembro.   

O prefeito da capital, Bruno Reis, foi representado pelo diretor da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Alan Muniz.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Reginaldo Ipê

Related posts

CPI da saúde: Vereadores de Vitória da Conquista-BA protocolam requerimento de CPI para apurar suspeitas de corrupção e omissão

Fulvio Bahia

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

Fulvio Bahia

País precisa de norma nacional para políticas LGBTQIA+, diz secretária

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais