ArteCulturaSalvador

Salvador recebe exposição com obras da artista peruana Issa Watanabe

Depois de passar por Roma e Cádiz, obras ficarão expostas entre os dias 17 de maio e 16 de junho no Teatro Gregório de Mattos

A capital baiana vai receber, entre os dias 17 de maio e 16 de junho, a Exposição ‘Migrantes’, da artista peruana Issa Watanabe. As 31 obras da ilustradora ficarão em exposição na Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Matos, em Salvador. A mostra é fruto de uma parceria entre o Instituto Cervantes Salvador e a Embaixada do Peru no Brasil com a Prefeitura de Salvador. A abertura da exposição acontece na noite da próxima quarta-feira (16), às 18h, com entrada gratuita.

Ocupando lugar de destaque entre os novos artistas gráficos da América Latina, Issa Watanabe publicou o livro ‘Migrantes’ em mais de 19 países, entre eles o Brasil, recebendo importantes distinções, como o Prémio Libreter (Barcelona, 2020) e o Grande Prémio BIBF Ananas (Beijing, 2021). Seu livro recente, Kintusgi (2023), ganhou o Bologna Ragazzi Awards 2024.

A exposição ‘Migrantes’, anteriormente exibida em Cádiz, durante o IX Congresso Internacional da Língua Espanhola, e no Instituto Cervantes de Roma, reúne as séries Migrantes e Kintsugi, juntamente com outras composições recentes. O conjunto permite apreciar a consistência de uma aposta que, à sua maneira, também sabe passar da façanha do sopro épico ao lirismo da intimidade reconstruída.

“É uma grande alegria poder trazer para Salvador a exposição ‘Migrantes’, de Issa Watanabe. Queremos que o público conheça o magnífico trabalho dessa artista peruana, que tem sido um dos grandes nomes da ilustração latino-americana nos últimos anos”, afirmou o diretor do Instituto Cervantes Salvador, Daniel Gallego Arcas.

SERVIÇO
O quê: Exposição ‘Migrantes’, da artista peruana Issa Watanabe
Onde: Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n – Centro), Salvador
Quando: 17 de maio a 16 de junho (terça a domingo, das 14h às 21h)
Entrada gratuita


Sobre Issa Watanabe

Nascida em Lima, no Peru, Watanabe estudou Letras e Belas Artes. Desenvolveu vários projetos de integração social por meio da arte, obtendo, em 2013, o prêmio Obra Social de La Caixa Forum, na Espanha. Como ilustradora, publicou “Más te vale, mastodonte” (prêmio internacional de melhor álbum ilustrado do Fundo de Cultura Econômica do México). A artista também foi selecionada para a Mostra de ilustradores pela prestigiada Feira de Bolonha, nas edições de 2018 e 2020.

Fonte: Ascom FGM
Foto: Divulgação

Related posts

Secis promove mobilização no bairro da Pituba, Salvador, com alerta sobre acidentes no trânsito envolvendo animais 

Fulvio Bahia

Museu de Arte Contemporânea da Bahia será inaugurado no dia 29

Fulvio Bahia

“Meia Maratona do Salvador ao Salvador” acontece no dia 23 de julho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais