Eleições 2024Partidos PolíticosPolítica

“Fica criando polêmica para ver se aparece”, diz Éden sobre ACM Neto

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, rebateu, na última terça-feira (21), as críticas do candidato derrotado ao Governo do Estado em 2022, ACM Neto, sobre a educação na Bahia. O petista destacou que o ex-prefeito de Salvador faz um recorte negativo sobre os índices de analfabetismo, escondendo os avanços, como por exemplo, o fato de que foi a Bahia que mais alfabetizou pessoas em todo o Brasil entre 2010 e 2022.

“Esse cara anda muito desocupado. Não tem tarefa, não tem trabalho, não tem missão e fica criando polêmica para ver se aparece”, disse Éden, ao explicar: “Ele pega um dado, tira do contexto e cria uma narrativa para fazer oposição pela oposição. Sim, é verdade que o número absoluto da Bahia é o maior do país, mas ele esquece de dizer que foi justamente a Bahia que mais alfabetizou entre 2010 e 2022. Mais de 308 mil baianos e baianas foram alfabetizados nesse período, nos governos do PT, líder nacional”.

O dirigente estadual do PT destacou que Neto também omite a redução da taxa de analfabetismo. “Outra coisa que ele esqueceu de dizer é que a taxa de analfabetismo recuou de 16% para 12%, e é a menor entre todos os estados do Nordeste. Esse é o trabalho do governador Jerônimo, do professor Jerônimo, que tem mobilizado educadores, gestores e professores por toda a Bahia. Para priorizar a educação. E é justamente por isso que a pesquisa mostrou que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios da Bahia. Então, não vamos cair na pilha do desocupado, ele não tem mandato, não é presidente do partido dele e passa o dia inteiro criando polêmica vazia”.

Éden afirmou ainda que enquanto Neto faz crítica pela crítica, o governador Jerônimo Rodrigues segue empenhado firmemente para a educação na Bahia avançar cada vez mais. “Nós temos um Governo, um estado para cuidar e muito trabalho para fazer. E essa é a marca do governador Jerônimo. Por isso está aí o projeto Paulo Freire, o projeto Sim Eu Posso e o EJA, alfabetizando só esse ano de 2024 mais de 125 mil pessoas por toda a Bahia em mais de mil escolas, em 403 dos 417 municípios do estado. E, reparem, esses são dados do IBGE, que o derrotado preferiu não falar. Aí resta saber quem está certo se é ele ou IBGE”, concluiu.

Fonte: ASCOM PT/BA
Foto: Divulgação

Related posts

Gestores baianos desembarcam em Brasília para Marcha em Defesa dos Municípios

Fulvio Bahia

Podemos defende saúde mental e aprova projeto de combate à depressão

Fulvio Bahia

Babalorixá Vilson Caetano receberá Medalha Zumbi dos Palmares

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais