BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeSMSVacina

Salvador apresenta aumento na cobertura de vacinas infantis

Vacinação nas escolas, presença do Zé Gotinha em ações de imunização e pontos de vacina em locais de grande circulação, como shoppings, foram algumas das estratégias exitosas para ampliar a cobertura vacinal em Salvador, no último ano. O empenho de esforços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador garantiu o avanço na cobertura das principais vacinas do calendário infantil obrigatório do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os principais avanços da capital baiana na comparação com 2022 e 2023 foram com as vacinas de Tríplice Viral (1ª dose), que saiu de 57,7% para 78,49%; seguido de dTpa de 41,8% para 67,8%; Pneumo 10V de 47,4% para 72,6%; Meningite C de 49,3% para 70,1%. No ranking de elevação na cobertura entram ainda Polio – VOP, DPT, Febre Amarela, Hepatite A, Meningócica C, Pólio Inativa, Pneumococica, VORH e Pentavalente.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos destaca a parceria com os pais e responsáveis das crianças, que, junto aos profissionais de saúde, garantiram mais vida e proteção aos pequenos soteropolitanos. “Estamos muito felizes em conseguir aproximar a família nos cuidados preventivos à saúde. A vacina é uma das principais formas de proteção contra doenças, especialmente na fase infantil. Portanto, é importante se mobilizar para assegurar doses de amor e proteção às nossas crianças. Nossos técnicos são altamente preparados para acolher, orientar e aplicar as vacinas que vão trazer benefícios para a vida inteira”, disse.

A coordenadora de Imunização, Doiane Lemos, ressalta o investimento da pasta em educação permanente dos profissionais que atuam na imunização, em especial aos vacinadores para favorecer o atendimento de qualidade e a vacinação segura. “Nós realizamos quatro turmas do Curso de imersão em Boas Práticas de Imunização ao longo do último ano, com a participação ativa de mais de 500 profissionais. Isso contribui de forma significativa para a operacionalização das estratégias de vacinação e para a melhoria das coberturas vacinais”, afirmou.

Para ter acesso a uma dose dos imunizantes do calendário básico infantil basta comparecer às salas de vacinas das 161 unidades de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, portando o Cartão de Vacinação e documentação oficial com foto. O atendimento acontece por ordem de chegada.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Na Espanha, Jerônimo conhece tratamento revolucionário contra o câncer e negocia o uso da tecnologia na Bahia

Fulvio Bahia

Primeira sala de multivacinação da Bahia celebra um ano de funcionamento com de mais de 43 mil doses aplicadas

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura inicia jornada de capacitações com profissionais da rede municipal de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais