A Câmara Municipal de Salvador vai realizar uma sessão especial, nesta segunda-feira (27), em homenagem aos 50 anos da Associação dos Trabalhadores, Aposentados e Anistiados da Petrobras (Astape).
O evento vai acontecer no Plenário Cosme de Farias, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa (www.facebook.com/tveradiocam). A Astape foi criada com o objetivo de ampliar as ações sociais junto aos aposentados e pensionistas.
Segundo a solicitante da sessão, vereadora Marta Rodrigues (PT), a Astape se tornou ao longo desses anos mais um instrumento de luta pelos direitos trabalhistas e em defesa da Petrobras, tendo papel fundamental num dos períodos de maior ataque e desmonte no governo de 2018 a 2022.
“São trabalhadoras e trabalhadores que participaram do processo de ascensão da Petrobras, que estiveram à frente transformando a Petrobras em orgulho da nação, que trouxe desenvolvimento social e benefícios para a sociedade brasileira”, disse.
Presidente da Astape-BA, Honaldo Moreira, faz questão de ressaltar o trabalho essencial desenvolvido pela associação ao longo desse meio século. “Um papel muito importante que sempre desenvolvemos. Nas décadas de 70 e 80 no meio de fatos novos como a criação da Petros e os desencontros como a não aceitação por muitos petroleiros; nas décadas seguintes com processos políticos de mudanças na `Petrobrás, que vieram mexer com a vida dos petroleiros como criação da Amas, migração, repactuação e equacionamentos assassinos que estão dizimando a família petroleira”, afirma ele.
O presidente da Astape acrescenta, ainda, que os novos desafios serão grandes e complexos. “A manutenção da Petrobrás como patrocinadora do plano Petros, a estabilidade do plano e obter um equacionamento dos equacionamentos”.
“Quanto ao futuro da Petrobrás vivemos a era das incertezas dado ao tamanho das influências externas que fogem muitas vezes ao desejo de resolver. A Petrobrás sempre foi é e continuará sendo uma das maiores empresas do mundo”, destaca Honaldo.
Fonte: ASCOM ver Marta Rodrigues – PT
Foto: Fulvio Bahia