A inauguração do mais novo equipamento cultural de Santa Teresinha-Ba contou com a presença de mais de 130 crianças, além de familiares e personalidades da região
Com uma inauguração ‘digna de Oscar’ para a população de Santa Teresinha e região, o Cineclube Mafuá, mais novo equipamento cultural da cidade cravada no Piemonte do Paraguaçu, na Bahia, cumpriu sua missão em proporcionar, sobretudo para as crianças, um dia de diversão e aprendizagens, reunindo mais de 130 pequenos e jovens na sede do Instituto Mafuá, onde serão realizadas sessões mensais durante todo o ano de 2024. Projeto contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, o Cineclube Mafuá divulga agora as datas dos próximos encontros, todos gratuitos e abertos ao público geral.
As atividades do Cineclube Mafuá iniciaram com toda energia, reunindo também a presença de gestores e lideranças locais políticas, comunitárias e comerciais, adultos e idosos do município e entorno, e ainda contou com a presença virtual de dois Embaixadores de peso: os artistas Lázaro Ramos e Evaldo Macarrão, dois atores de terras baianas oriundos, também, de projetos sociais, e com trajetórias marcadas pelo apoio e incentivo à arte-educação. “Parabenizo a cidade de Santa Teresinha e o Instituto Mafuá pela iniciativa! A criação do Cineclube Mafuá é importantíssima, não só pela valorização da cultura, do cinema, mas principalmente da educação. Que bom que vocês estão seguindo esse caminho, que bom que vocês estão começando essa jornada. Eu enquanto um cidadão brasileiro e um cidadão e artista baiano, agradeço a vocês”, comemorou Lázaro Ramos, que enfatizou a vontade de conhecer de perto o projeto, o que já vem sendo articulado pelo Instituto através de apoios e parcerias.
Evaldo Macarrão também enfatizou a vontade de ir à cidade a qualquer momento para conhecer de perto o mais novo Cineclube baiano: “Na verdade eu quero esse encontro mesmo é presencialmente porque a gente merece, né não?”, brincou o ator que em junho estreia seu mais novo personagem Tôim na novela No Rancho Fundo, após o sucesso como o Jupará na primeira fase de Renascer. “Quero expressar minha alegria e parabenizar minha gente catiguria de Santa Teresinha pelo Cineclube Mafuá, que também me convida como um dos Embaixadores desse projeto e eu me sinto muito feliz. Eu venho do CRIA, que é um projeto social que fica no Pelourinho, e foi o CRIA, que é o Centro de Referência Integral de Adolescentes, que disse pra mim da importância de sonhar, que era possível realizar sonhos e ser protagonista da minha história, e eu me emociono sempre quando eu resgato essa minha formação a partir da arte-educação, porque ela tem esse poder de transformação em nossas vidas”, contou Maca emocionado.
Idealizado e criado por jovens lideranças comunitárias atuantes e transformadoras de Santa Teresinha, o Cineclube Mafuá tem como propósito ampliar horizontes por meio de imersões lúdicas e socioeducativas, para crescimentos cognitivos e expansões exponenciais e com foco sobretudo no público infantil e infanto-juvenil em idade escolar, apresentando obras audiovisuais com temáticas voltadas sobretudo ao estímulo da cultura da paz, valorização das raízes culturais e autoconhecimento, com atividades de arte-educação e diálogos abertos, proporcionando experiências únicas e expansivas para toda a família. A sessão de estreia no dia 19 de maio teve como temática principal a Amizade e a Diversidade, com o filme Elementos, da Disney/Pixar.
Confira o calendário das próximas sessões que vão acontecer mensalmente na sede do Instituto Mafuá, localizado no centro da cidade de Santa Teresinha:
Sessão 2 – Dia 16 de junho
Sessão 3 – Dia 21 de julho
Sessão 4 – Dia 18 de agosto
Sessão 5 – Dia 15 de setembro
Sessão 6 – Dia 20 de outubro
Sessão 7 – Dia 17 de novembro
Sessão 8 – Dia 15 de dezembro
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação