Câmara Municipal de SalvadorPolíticaSaúdeSaúde MentalTratamento

Câmara dos Deputados debate os impactos da PEC 45 no acesso ao canabidiol

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (28), audiência pública sobre os impactos da PEC 45/23 no acesso a medicamentos à base de canabidiol. A PEC criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga.

O debate que será realizado às 17 horas no plenário 7 atende a pedido do deputado Ruy Carneiro (Pode-PB). O parlamentar afirma que diversas associações de pessoas com condições como epilepsia, câncer, esclerose múltipla e dor crônica estão preocupadas com os possíveis impactos da proposta no acesso a medicamentos à base de canabidiol.

Segundo o parlamentar, estima-se que cerca de 430 mil brasileiros realizem tratamentos com a substância. Muitos com resistência a medicamentos convencionais encontram na planta e seus subprodutos a única forma de lidar com suas enfermidades.

Insegurança jurídica
“Embora a legislação brasileira permita o uso exclusivamente para fins medicinais, a ausência de uma regulamentação específica por parte dos órgãos públicos torna o acesso a esses tratamentos inviável para a maioria dos brasileiros”, afirma o deputado.

Ele destaca que a insegurança jurídica já faz parte do cotidiano desses pacientes e que a aprovação da medida tornaria a situação ainda mais complexa. Para ele, a proposta pode tornar qualquer pessoa que faça uso terapêutico do canabidiol se torne um criminoso; e as associações, traficantes.

Convidados confirmados:

  • Eduardo Faveret | Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da UnB (Participação Virtual );
  • Leandro Ramires – Cirurgião Oncológico (Participação Presencial );
  • Sheila Geriz – Mestre em Direito fundadora da Associação Liga Canábica (Participação Presencial);
  • Ítalo Coelho de Alencar – Advogado – Membro da Rede Reforma ( Participação Virtual);
  • Renato Filev – Coordenador científico na Plataforma Brasileira de Política de Drogas (Participação Virtual ).

Fonte: Cannabis Medicinal
Foto: Reprodução

Related posts

Eleições 2024: mais de 2 milhões de pessoas já utilizaram serviços eleitorais

Fulvio Bahia

Lei Orçamentária Anual será debatida em audiência pública

Fulvio Bahia

‘Feminicídio é a face mais brutal de uma sociedade ainda impregnada pelo machismo’, diz Ireuda Silva sobre caso da delegada

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais