BahiaEducaçãoPrefeitura Municipal de Salvador

Semana do Brincar reúne quase 500 crianças da rede municipal de ensino de Salvador

Cerca de 480 crianças com idade de 4 a 6 anos, de dez Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), participaram nesta segunda-feira (27) do ponto alto da programação da Semana do Brincar, promovida pela Prefeitura de Salvador. A atividade ocorreu no estacionamento do Shopping Bela Vista e teve como objetivo promover um dia lúdico totalmente voltado à brincadeiras e atividades da primeira infância.

O tema da iniciativa este ano é “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar: Celebrando a Infância e a União”, e enfatiza a importância de valorizar e fortalecer a brincadeira como um elemento vital para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva.

A pequena Heloíse Santos, de 6 anos, aluna do 1º ano A, da Escola Municipal Luís Anselmo, conta que ficou encantada com a iniciativa que possibilita às crianças a oportunidade de aprender brincando. “Aprendi muitas coisas, músicas e dança, mas o que mais gostei foi a capoeira e as brincadeiras. Está sendo muito divertido.”

Valorização – A representante do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Secretaria de Governo (Neapi/Segov), Simone Café, explica esse é um período onde todas as escolas e Cmeis da capital baiana são estimulados a levar o brincar para os seios familiares e também para os espaços públicos.

“Hoje estamos fazendo a abertura da Semana do Brincar, onde participam crianças de instituições de ensino pertencentes às dez gerências regionais de educação. Além disso, até o dia 6 de maio, todas as escolas de Salvador também estarão realizando atividades voltadas para essa iniciativa”, contou.

Dentre as atividades propostas, destacam-se os jogos tradicionais em roda relacionados ao tema, como cirandas, cantigas de roda e danças circulares, além de diversas outras atividades envolvendo artes visuais, música, dança e esportes.

Simone reforça ainda que a prática cultural do brincar é fundamentada na Convenção sobre os Direitos da Criança (Art. 31) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 16), destacando a necessidade de valorizar e proteger o tempo dedicado à brincadeira.

“Brincar é um direito de todas as crianças fundamentado em lei. Aqui as crianças estão conhecendo brincadeiras de origem indígena, africana e quilombolas, pensando no brincar como uma ferramenta educativa que aproxima e também solidifica relações”, disse.

Maio Laranja – A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio, mas também faz parte da mobilização do Maio Laranja, campanha dedicada ao enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além do Neapi/Segov, também participam da iniciativa as secretarias da Educação (Smed) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e a Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Instituto Terra Firme é lançado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Fulvio Bahia

Operação Chuva 2023 terá mais de R$127 milhões em ações preventivas e obras em áreas de risco

Fulvio Bahia

Bahia sedia Congresso Nordeste de Transplantes, reunindo profissionais e dirigentes de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais