CulturaInclusão SocialLiteraturaPessoas com Deficiência

Livro reúne experiências de mães de pessoas com deficiência em Salvador

O livro “Narrativas de Mães” foi lançado na manhã da terça-feira (28), no auditório do Arquivo Público Municipal de Salvador, no Comércio. O projeto é capitaneado pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A obra é resultado do ciclo de palestras onde mulheres com deficiências e mães de pessoas com deficiências, como autismo, microcefalia, síndrome de Down, paralisia cerebral e surdez, compartilharam as próprias histórias e trajetórias. São 21 relatos emocionantes e inspiradores, trazendo narrativas e ensinamentos sobre o amor, resiliência e superação, possibilitando que mais pessoas sejam tocadas pelos relatos e vivências dessas mulheres e mães inspiradoras.

Joana Passos é uma das mães que contribuíram para o lançamento do livro. Ela contou que durante a gestação foi acometida pelo zika vírus e deu à luz a Gabriela, que nasceu com microcefalia. “Estou muito honrada em participar escrevendo uma carta de acolhimento para esse projeto. Foi uma carta que escrevi de alma para ajudar outras mães. Além disso, é muito importante saber que a gente pode contar com o poder público assim de forma tão presente como a Sempre atua”, relatou emocionada.

Presente no evento, a defensora pública Melisa Teixeira ressaltou a importância de falar sobre a maternidade em um projeto coletivo tão importante. “Para mim é uma honra falar sobre a minha experiência como mãe atípica, que também se mistura um pouco com o meu papel de defensora de educação e direitos. Quero também reconhecer o município de Salvador por promover, através da Sempre, espaços de fala e de empoderamento e efetivação do direito das pessoas com deficiência”, declarou.

De acordo com a diretora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, a obra servirá de apoio para diversas mães da cidade de Salvador. “Estamos aqui na culminância do ciclo de palestras narrativas de mãe. Os encontros viraram cartas e as cartas viraram um livro que servirá para nortear outras mães que estão recebendo diagnósticos, mães que estão no processo de aceitação, a gente espera que a obra entregue esperança, acolhimento e a certeza de que as crianças com deficiência podem fazer tudo aquilo que elas e suas famílias quiserem”, explicou a gestora.

Os exemplares foram distribuídos entre as mães participantes do projeto e também destinados a instituições de assistência às pessoas com deficiência.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

21º Festival de Música da Rádio Educadora FM abre período de inscrições

Fulvio Bahia

Recicla IAÔ Primavera: ação de sustentabilidade chega a sua terceira edição durante o Mercado Iaô Primavera

Fulvio Bahia

“Maldita Seja” faz sua última temporada, e entra em cartaz no Teatro Molière

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais