BahiaInvestimentosPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeSaúde MentalServiços

Prefeitura inaugura novo Pronto Atendimento Psiquiátrico no 5º Centro de Saúde

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (31) a nova unidade do Pronto Atendimento Psiquiátrico (PAP), no 5º Centro de Saúde, nos Barris. Foi investido aproximadamente R$1,6 milhão para a implantação da nova estrutura, para o atendimento de urgências e emergências psiquiátricas. Serão 11 leitos, dos quais oito para adultos, dois pediátricos e um de estabilização adulto/pediátrico.

O prefeito Bruno Reis afirmou que unidades como o PAP passaram a ter nos últimos anos uma demanda muito maior, principalmente depois da pandemia, o que levou à implantação de uma estrutura maior do que a existente até então no 5º Centro. “Entendendo que a pandemia deixaria consequências para todos nós, seja na vida psicossocial, na vida econômica e financeira, ou até mesmo na Educação, sabíamos que seriam necessários investimentos. Nos programamos ao longo dos anos e vamos ampliar a nossa oferta e assistência a todos que precisam de atendimento psiquiátrico e psicossocial”, disse.

O gestor municipal destacou ainda a evolução do 5º Centro na oferta de múltiplos serviços de saúde, com a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, a implantação recente da Upinha para atendimento infantil e, agora, a ampliação do Pronto Atendimento Psiquiátrico. “O 5º Centro vai virando um verdadeiro polo de serviços de saúde, em uma área central e estratégica da cidade. São unidades acessíveis, onde é mais fácil para as pessoas chegarem”, apontou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, também ressaltou a importância do novo PAP para a rede municipal de urgência e emergência. “Tínhamos um lugar que prestava o atendimento, com o esforço de toda a equipe, mas que não correspondia à necessidade da população. Esse novo ambiente traz condições de atendimento com dignidade”, pontuou.

Investimentos – A secretária anunciou ainda as próximas entregas da Saúde, como a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria Célia, no Subúrbio, mais um CAPS IA para infância e adolescência, o Hospital do Homem, um laboratório central e dois multicentros – um novo em Pirajá e um ampliado em Amaralina. “Temos trabalhado dia e noite para cuidar do nosso povo e da nossa cidade. A Saúde sempre teve uma equipe comprometida e capacitada; o que muda agora são as condições de trabalho, o investimento em tecnologia, espaços físicos, fluxos dos processos”, afirmou Ana Paula. 

O prefeito também lembrou os avanços na Saúde municipal nos últimos anos, como o aumento da cobertura da atenção básica (de 18% para quase 70%), a ampliação do número de UPAs (de uma para 11), os novos hospitais e multicentros. “Salvador tinha dificuldade de investir 15% da receita corrente líquida em Saúde, como determina a Constituição, e hoje passamos da casa dos 20% todo ano. Nunca se investiu tanto em Saúde como nós estamos fazendo”, comparou.

Além dos 11 leitos, o Pronto Atendimento Psiquiátrico contará com posto de enfermagem, serviço social, psicologia, posto de coleta, três consultórios médicos, farmácia satélite e almoxarifado. Com a implantação do novo PAP, a rede de urgência e emergência municipal contará com 380 leitos de observação em Pronto Atendimento, dos quais 68 de sala vermelha, 97 de observação feminina, 96 de observação masculina, 85 de observação infantil e 34 leitos de isolamento.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Valter Pontes

Related posts

Parceria da SSP e UPB busca ampliar a segurança nos municípios baianos com o Vídeo-Polícia Itinerante

Fulvio Bahia

Bahia se torna pioneira no combate à violência de gênero em eventos esportivos

Fulvio Bahia

Escolas estaduais se mobilizam e apoiam estudantes para inscrições do ENEM

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais