Ação SocialInclusão SocialMunicípiosPessoas com DeficiênciaSaúdeSaúde Mental

Prefeitura de Sento-Sé promove roda de conversa com foco na inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento na rede municipal de ensino

Em continuidade ao desenvolvimento de ações com foco na promoção da inclusão de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta quarta-feira (05) uma Roda de Conversa com coordenadores pedagógicos das escolas da sede, professores cuidadores e técnicos da SME, no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento teve como tema “Transtorno do Neurodesenvolvimento: Cuidar para incluir” e foi conduzido pela Psicóloga pós graduada em Neuropsicologia e em Reabilitação neuropsicológica, Josiane dos Santos Barbosa. “Apresentamos aos participantes sugestões de intervenções, atendimento individualizado e em pares, orientação familiar, funções cognitivas, entre outros tópicos, que ajudam a conhecer e socializar os transtornos do neurodesenvolvimento. Na educação especial inclusiva esses conhecimentos geram efeitos benéficos a todos os estudantes, não apenas àqueles que têm alguma deficiência, além de promover ganhos na socialização e no desenvolvimento emocional de todos”, destacou Josiane.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial da SME, Josenilde Evangelista, o objetivo da ação é levar cada vez mais conhecimento aos profissionais da rede municipal de ensino sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, especificamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e possíveis comorbidades. “Nesse primeiro momento estamos trabalhando com os profissionais que trabalham nas escolas da sede e posteriormente realizaremos outro momento com os profissionais que trabalham nas escolas do interior”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, afirma que a proposta é tornar a Rede Municipal de Ensino cada vez mais inclusiva.  “A nossa missão é proporcionar um ambiente agregador, e para isso é importante qualificar os educadores, para que eles sejam agentes desta transformação dentro da escola, e também incentivem a realidade da inclusão junto aos pais e familiares das crianças, só assim podemos promover um ensino com a qualidade que os nossos estudantes merecem”, finalizou o secretário.

Fonte: SECOM PMSS
Fotos: Alex Antunes

Related posts

Brasil tem 546 mil médicos; proporção é de 2,56 por mil habitantes

admin

Governo do Estado: Com investimento superior a R$ 3 milhões, Sesab prepara esquema especial para reforçar atendimento de saúde no São João da Bahia

Fulvio Bahia

UPB reúne Associações do Norte e Nordeste para reforçar defesa da PEC14

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais