Evento de lançamento terá roda de conversas e mostra de acervo de artesanato
O Recôncavo Baiano será tema de uma exposição que ocupará, a partir deste sábado (8), a sede do Instituto Popular do Recôncavo (IPR), em Bom Jesus dos Pobres, Saubara, destacando história, cultura e geografia da região. A mostra “Recôncavo em Movimento” abrirá espaço para o trabalho de artesãos e apresentará uma maquete da região, buscando promover a preservação de ambientes naturais e da herança histórico-cultural do local e incentivar práticas sustentáveis.
O projeto é uma realização do Instituto Popular do Recôncavo, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo – SUFOTUR. A iniciativa também conta com apoio institucional da Prefeitura de Saubara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e parceria do Restaurante Vovó Dalva.
A principal motivação da iniciativa é aprimorar a maneira com a qual o Recôncavo é apresentado, dessa forma, propondo ações diversas para realizar o objetivo. “Inicialmente, busca-se oferecer a maquete ilustrativa do Recôncavo repaginada, tornando-a mais detalhada, e representativa das diversas áreas e pontos de interesse da região. Isso proporcionará uma experiência mais imersiva e educativa para quem a visita”, explica Lú Barretto, uma das idealizadoras da exposição.
A ação busca envolver a comunidade local, autoridades, especialistas e interessados em geral no debate acerca da importância do Recôncavo como patrimônio histórico, cultural e ambiental.
A Maquete Ilustrativa do Recôncavo foi desenvolvida em parceria com o arquiteto Alberto Agnelo Junior, que participará de Roda de Conversa no lançamento da mostra, no sábado (8), às 14h. A maquete física e o novo acervo do artesanato do Recôncavo, uma experiência educativa será proporcionada aos visitantes, assim como a promoção da conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural.
Lú Barretto ressaltou que o projeto Recôncavo em Movimento oferecerá ainda um novo acervo de artesanato e uma nova iluminação para a Sala de Exposição, que também ganhará um novo layout. “Essas melhorias permitirão que o equipamento turístico e cultural seja mais explorado, proporcionando uma experiência educativa, cultural e turística”.
A exposição terá agenda aberta para visitação de estudantes e grupos que busquem uma imersão na herança cultural de Saubara, Cabuçu e demais comunidades locais do Recôncavo Baiano.
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa