ArteCulturaExposiçãoMunicípios

Recôncavo em Movimento: Instituto Popular do Recôncavo recebe exposição de maquete regional neste sábado (8)


Evento de lançamento terá roda de conversas e mostra de acervo de artesanato

O Recôncavo Baiano será tema de uma exposição que ocupará, a partir deste sábado (8), a sede do Instituto Popular do Recôncavo (IPR), em Bom Jesus dos Pobres, Saubara, destacando história, cultura e geografia da região. A mostra “Recôncavo em Movimento” abrirá espaço para o trabalho de artesãos e apresentará uma maquete da região, buscando promover a preservação de ambientes naturais e da herança histórico-cultural do local e incentivar práticas sustentáveis.

O projeto é uma realização do Instituto Popular do Recôncavo, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo – SUFOTUR. A iniciativa também conta com apoio institucional da Prefeitura de Saubara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e parceria do Restaurante Vovó Dalva.

A principal motivação da iniciativa é aprimorar a maneira com a qual o Recôncavo é apresentado, dessa forma, propondo ações diversas para realizar o objetivo. “Inicialmente, busca-se oferecer a maquete ilustrativa do Recôncavo repaginada, tornando-a mais detalhada, e representativa das diversas áreas e pontos de interesse da região. Isso proporcionará uma experiência mais imersiva e educativa para quem a visita”, explica Lú Barretto, uma das idealizadoras da exposição.

A ação busca envolver a comunidade local, autoridades, especialistas e interessados em geral no debate acerca da importância do Recôncavo como patrimônio histórico, cultural e ambiental.

A Maquete Ilustrativa do Recôncavo foi desenvolvida em parceria com o arquiteto Alberto Agnelo Junior, que participará de Roda de Conversa no lançamento da mostra, no sábado (8), às 14h. A maquete física e o novo acervo do artesanato do Recôncavo, uma experiência educativa será proporcionada aos visitantes, assim como a promoção da conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural.

Lú Barretto ressaltou que o projeto Recôncavo em Movimento oferecerá ainda um novo acervo de artesanato e uma nova iluminação para a Sala de Exposição, que também ganhará um novo layout. “Essas melhorias permitirão que o equipamento turístico e cultural seja mais explorado, proporcionando uma experiência educativa, cultural e turística”.

A exposição terá agenda aberta para visitação de estudantes e grupos que busquem uma imersão na herança cultural de Saubara, Cabuçu e demais comunidades locais do Recôncavo Baiano.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

Exposição comemora 16 anos da Associação Sociocultural de Matarandiba

Fulvio Bahia

Editoras e empresas locais marcam presença na Bienal do Livro Bahia

Fulvio Bahia

UPB busca garantir convênios dos municípios com o governo do estado para incentivar festejos juninos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais