ArteCulturaSalvador

Conselho Municipal de Política Cultural toma posse para o biênio 2024-2026

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, realizou na última quarta-feira (5), a cerimônia de posse dos novos conselheiros municipais de Política Cultural. O ato foi realizado no Teatro Gregório de Mattos e contou com a participação do prefeito Bruno Reis, do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, além de artistas e demais representantes do governo e da sociedade civil.

O momento foi marcado por homenagens, emoção e sentimento de gratidão. A então presidente do CMPC, Mãe Marcia de Ogum, primeira mulher negra e yalorixá a ocupar esse posto, fez a entrega de moções de aplausos a pessoas que contribuíram com o Conselho ao longo de sua gestão, ao mesmo tempo, foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido nesse período.

A escolha dos novos membros do CMPC aconteceu entre os dias 17 e 26 de abril deste ano. Foram eleitos nove representantes da sociedade civil, vinculados às seguintes linguagens artísticas e segmentos culturais: artes visuais, audiovisual, cultura identitária e inclusiva, cultura popular, dança, literatura, música, patrimônio material e imaterial e teatro.

Outros oito representantes dos territórios das Prefeituras-Bairro do Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, também foram eleitos.

O segmento circo e os territórios Cabula e Cidade Baixa terão eleição suplementar. As regras, procedimentos, data de realização e demais informações sobre o processo serão divulgadas posteriormente.

Além deles, o órgão é composto ainda por representantes do Poder Público Municipal, ligados a seguintes secretarias e instituições: Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Gregório de Mattos, Empresa Salvador de Turismo – Saltur, Casa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Gestão, Secretaria da Fazenda, Secretaria Municipal da Reparação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Câmara Municipal de Salvador.

Essa é a quinta formação do CMPC, que já realizou mais de 90 reuniões. Um órgão destacadamente importante para a construção da política cultural do município de Salvador, como lembrou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro. O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, enfatizou a abertura do governo municipal para a escuta e o diálogo e o quanto a crítica, a colaboração e a construção coletiva são fundamentais para a gestão pública. Já o prefeito Bruno Reis enalteceu o desempenho do Conselho, afirmando que este é um dos mais atuantes da cidade.

Conselho Municipal de Política Cultural – é um órgão colegiado do Sistema Municipal de Cultura. O CMPC tem funções consultivas, normativas, deliberativas e fiscalizadoras da política cultural do município. Um dos seus principais objetivos é o de assessorar o governo municipal na articulação, deliberação e na formulação e gestão das políticas e dos investimentos públicos na área da cultura.

Destaca-se ainda como atribuições do CMPC: a proposição de diretrizes para as políticas setoriais da cultura, o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, além de sugerir a reformulação dos marcos legais da gestão cultural.

Fonte: ASCOM FGM
Foto: Helder Novaes

Related posts

Prefeitura e Comped abrem vagas de cursos para pessoas com deficiência

Fulvio Bahia

Seminário interestadual debate enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Fulvio Bahia

Cotada para vice-prefeita de Salvador, Fabya Reis faz mistério sobre indicação

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais