A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, realizou na última quarta-feira (5), a cerimônia de posse dos novos conselheiros municipais de Política Cultural. O ato foi realizado no Teatro Gregório de Mattos e contou com a participação do prefeito Bruno Reis, do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, além de artistas e demais representantes do governo e da sociedade civil.
O momento foi marcado por homenagens, emoção e sentimento de gratidão. A então presidente do CMPC, Mãe Marcia de Ogum, primeira mulher negra e yalorixá a ocupar esse posto, fez a entrega de moções de aplausos a pessoas que contribuíram com o Conselho ao longo de sua gestão, ao mesmo tempo, foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido nesse período.
A escolha dos novos membros do CMPC aconteceu entre os dias 17 e 26 de abril deste ano. Foram eleitos nove representantes da sociedade civil, vinculados às seguintes linguagens artísticas e segmentos culturais: artes visuais, audiovisual, cultura identitária e inclusiva, cultura popular, dança, literatura, música, patrimônio material e imaterial e teatro.
Outros oito representantes dos territórios das Prefeituras-Bairro do Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, também foram eleitos.
O segmento circo e os territórios Cabula e Cidade Baixa terão eleição suplementar. As regras, procedimentos, data de realização e demais informações sobre o processo serão divulgadas posteriormente.
Além deles, o órgão é composto ainda por representantes do Poder Público Municipal, ligados a seguintes secretarias e instituições: Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Gregório de Mattos, Empresa Salvador de Turismo – Saltur, Casa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Gestão, Secretaria da Fazenda, Secretaria Municipal da Reparação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Câmara Municipal de Salvador.
Essa é a quinta formação do CMPC, que já realizou mais de 90 reuniões. Um órgão destacadamente importante para a construção da política cultural do município de Salvador, como lembrou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro. O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, enfatizou a abertura do governo municipal para a escuta e o diálogo e o quanto a crítica, a colaboração e a construção coletiva são fundamentais para a gestão pública. Já o prefeito Bruno Reis enalteceu o desempenho do Conselho, afirmando que este é um dos mais atuantes da cidade.
Conselho Municipal de Política Cultural – é um órgão colegiado do Sistema Municipal de Cultura. O CMPC tem funções consultivas, normativas, deliberativas e fiscalizadoras da política cultural do município. Um dos seus principais objetivos é o de assessorar o governo municipal na articulação, deliberação e na formulação e gestão das políticas e dos investimentos públicos na área da cultura.
Destaca-se ainda como atribuições do CMPC: a proposição de diretrizes para as políticas setoriais da cultura, o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, além de sugerir a reformulação dos marcos legais da gestão cultural.
Fonte: ASCOM FGM
Foto: Helder Novaes