AgriculturaAgricultura FamiliarBahiaEconomiaGoverno do EstadoMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Lançado durante a Bahia Farm Show, Plano de Agricultura de Baixo Carbono da Bahia está disponível na internet

Assumindo o compromisso com o futuro do agronegócio baiano e a preservação do meio ambiente, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), lançou na manhã da última terça-feira (11), durante a Bahia Farm Show, a segunda etapa do “Plano ABC+Bahia”. A iniciativa, que tem vigência até 2030, visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária local, priorizando a mitigação das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas. A publicação, que traz as metas e tecnologias disponíveis aos produtores, pode ser acessado no site da Seagri (https://abrir.link/qgAaI).

O plano, também conhecido como “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Plano de Agricultura de Baixo Carbono”, entre os principais pilares do plano estão a adoção de tecnologias para produção em sistemas integrados, recuperação de áreas degradadas, capacitação técnica e ampliação do acesso ao crédito para os agricultores.

Ilustração: Ascom/Seagri

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do plano, afirmando que “O Plano ABC+ Bahia é um passo importante para estimular nossos produtores para que sejam ainda mais responsáveis com o uso dos recursos naturais disponíveis, produzindo renda, empregos e preservando o meio ambiente. Ele reforça nosso compromisso com o futuro, alinhando a produção agrícola com a preservação”.

A iniciativa, com vigência até 2030, é uma continuação das metas implementadas em 2020 para a agricultura de baixo carbono, sendo também uma extensão do plano nacional. Com o objetivo de reduzir significativamente a emissão de carbono até 2030, a Bahia assume um papel de destaque nesse processo, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

O secretário da agricultura da Bahia, Wallison Tum, ressaltou a importância da construção coletiva do Plano ABC+ Bahia, que foi elaborado por um grupo com 25 entidades, sob supervisão da Seagri, e frisou que os produtores baianos já adotam práticas sustentáveis. “O Plano ABC+ Bahia é resultado da união de esforços. Ele vem para reforçar as medidas sustentáveis já adotadas pelos nossos produtores e mostra o compromisso do nosso estado com uma agricultura que emita cada vez menos carboso”, disse Tum.

Com a coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o projeto conta com a participação de 25 instituições, incluindo universidades e institutos federais, responsáveis pela gestão, execução e monitoramento do Plano ABC + Bahia.

Fonte: Ascom/Seagri
Foto: Feijão Almeida

Related posts

Cinco policiais e um traficante são localizados em operação 

Fulvio Bahia

Após agenda em Londres, Débora Régis diz que volta a Lauro de Freitas com novas ideias e projetos: “Vamos tirar a cidade do atraso”

Fulvio Bahia

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo SIMM nesta quinta-feira (9)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais