BahiaCulturaDançaMúsicaPrefeitura Municipal de SalvadorSão João 2024

Centro Histórico recebe III Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir deste sábado (22) 

A partir deste sábado (22), quem for ao Centro Histórico vai poder conferir o III Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador. Realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), o evento terá a apresentação de nove grupos tradicionais na Arena Arromba Chão, na Praça da Cruz Caída, até a terça-feira (24), sempre a partir das 19h.

As quadrilhas devem alegrar os espectadores com os tradicionais ritmos juninos, como marcha, xote, xaxado e baião, além de levar graça e beleza com a encenação do casamento caipira. Para o Arraiá ficar ainda mais animado, Emanuel Vitório, que interpreta Luiz Gonzaga, fará participações especiais nos três dias. Em 2024, completa-se 35 anos da morte do Rei do Baião.

A proposta integra a programação do São João do Centro Histórico e tem o objetivo de valorizar, promover e dar visibilidade aos coletivos de quadrilhas juninas da capital, ao mesmo tempo, proporcionar grandes espetáculos ao público.

Ainda como forma de reviver o clima das antigas tradições do mês de junho, diariamente, antes das apresentações dos grupos, o Centro Histórico será envolvido com os Cortejos Juninos. Esse é um movimento formado por casais de quadrilheiros, que vão circular pelas ruas fazendo um convite especial às pessoas para prestigiarem os espetáculos. 

Histórico – O Festival de Quadrilhas Juninas nasceu em 2022. A iniciativa foi importante para dar uma nova vida aos grupos de quadrilhas da capital que, devido à falta de recursos e políticas de salvaguarda, se viam desvalorizados e sozinhos no desafio da manutenção deste tradicional fazer cultural de Salvador, ausente das comemorações juninas do Centro Histórico desde 2014. O sucesso do Festival foi tamanho que a FGM garantiu a promoção no ano seguinte e aposta, mais uma vez, nesse evento em 2024.

Para o gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Vagner Rocha, realizar o festival pelo terceiro ano consecutivo demonstra o êxito da iniciativa que trouxe de volta as quadrilhas juninas para o São João do Centro Histórico e reafirma o compromisso da FGM com a valorização dessa importante manifestação popular da cultura nordestina. “Prova disso é que mais duas quadrilhas soteropolitanas voltaram à ativa para participar do festival em 2024 (Junina Capelinha e Mandacaru), motivadas pela repercussão positiva da Arena Arromba Chão”, afirma.

Confira a programação:

Dia 22 (sábado)
Mirim Germe da Era
Buscapé
Arraiá das Marias

Dia 23 (domingo)
Mirim Forró do Luar
Mandacaru

Dia 24 (segunda-feira)
Asa Branca
Imperatriz do Forró
Junina Capelinha
Forró do ABC

Fonte: SECOM PMS
Foto: Igor Santos

Related posts

Marcha à Brasília: Governo Federal declara retomada de diálogo com os municípios na abertura oficial do evento

Fulvio Bahia

Trânsito de Salvador é alterado por grandes eventos neste final de semana; confira

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Aluna da rede municipal de ensino vence concurso de grafite promovido pelo Instituto CCR Metrô Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais