ArteBrasilCinemaCulturaFestival

Festival comKids divulga os finalistas para sua competição interativa, que vai de 12 a 17 de agosto

15ª edição coloca em pauta o uso saudável das telas para crianças com debates e convidados como David Kleeman e Cielo Salviolo e versão online do evento acontece até 22 de setembro em plataformas gratuitas

O Festival comKids 2024 divulga os 25 títulos finalistas para sua edição interativa, nas categorias Aplicativos, Games, Livros Digitais, Lúdicos Digitais, Projetos 360º e Podcasts. Eles serão avaliados por júri e pelo público, e concorrem a bolsas em cursos de formação. O comKids acontece de 12 a 17 de agosto em São Paulo, presencialmente e em parte online. O evento é gratuito e aberto a todos, mediante credenciamento, que se inicia no mês de julho.

A competição de conteúdos interativos do festival, distribuídos nas seis categorias, conta com títulos realizados por produtores e desenvolvedores de games, apps, livros digitais, podcasts e outros, vindos de toda a Ibero América, nas línguas portuguesa e espanhola. As edições interativas do evento foram pensadas a partir dos formatos digitais que vêm sendo criados todos os dias e produzidos em todo o mundo, especialmente para as crianças e jovens, e que necessitam de um espaço exclusivo para avaliação e reflexão.

Na Competição Interativa, a partir desta edição, o comKids passa a contar com uma nova categoria, a Lúdico Digital, que inclui projetos ou experiências digitais que envolvem gamificação, ludificação, engajamento saudável e outras originalidades. “Essa área está se desenvolvendo muito rapidamente e precisávamos de uma categoria que acomodasse as experiências inovadoras e educativas”, diz Daniel Leite, coordenador do Festival. Outro destaque na competição são os Debates dos Finalistas, que acontecem na ESPM com os realizadores e público conversando sobre as produções, em uma espécie de pitching.

Um Júri Profissional composto por produtores e criadores em cada segmento, vai deliberar os premiados, após análise e debates internos. Além disso, o público presente nos dias de festival vai avaliar os conteúdos apresentados, e indicar os melhores do Júri Popular. Os vencedores receberão bolsas de estudo da Faculdade Meliés e de cursos especializados oferecidos pelo B_arco, além de assessoria pelo programa de formação audiovisual “Qué me faltó Preguntar?”, do México.

Além da competição, esta edição conta com a Mostra comKids para o público infanto-juvenil, com filmes de curta e média duração, de regiões da Ibero América em formatos e gêneros diversos. As atividades formativas, que acontecem presencialmente no Itaú Cultural e na ESPM, com painéis e workshops para criadores, produtores e educadores, colocam em pauta debates da atualidade, a formação profissional, a educação midiática, a cultura digital e interativa para crianças e a I.A.

Para esta edição, o festival recebeu 95 inscrições, de sete países, com o Brasil liderando com 66 conteúdos, seguido pela Argentina, com 14. A categoria que mais se destacou foi a de Games, com 23 inscritos. Os selecionados para a Competição foram avaliados e debatidos por uma comissão internacional composta por 21 profissionais especializados e atuantes nas novas tecnologias.

Na programação de workshops e debates, as mesas irão discutir o uso saudável das telas para os pequenos. Entre os destaques está “Conversa comKids – Convivendo entre as luzes e as sombras dos avanços das tecnologias: como podemos refletir sobre os efeitos das mídias na vida das crianças?” que traz a argentina Cielo Salviolo, fundadora do Pakapaka, primeiro canal público infantil da TV na Argentina, para discutir os efeitos das mídias digitais nas infâncias e os desafios éticos em tempos de I. A. e big techs. A mesa ainda conta com a participação de Mariana Filizola, Coordenadora de Educação Midiática, da Secom da Presidência da República, e Ivelise Fortim, cofundadora da Homo Ludens e professora de Psicologia e de Jogos Digitais da PUC-SP. A programação completa do Festival comKids será divulgada em breve.

O comKids recebe diversos convidados internacionais e brasileiros, para ampliar o debate e comprovar que conteúdo audiovisual infantil não tem fronteiras. Um dos destaques é a presença confirmada do pesquisador de tendências David Kleeman, da Dubit, estúdio de metaverso e consultoria do Reino Unido, que traz os últimos dados da pesquisa de sua sobre comportamento e consumo de crianças e jovens e a relação com as telas.

Criado há 15 anos pelo Midiativa e pela Singular, o “selo” comKids – Comunicação e Infância, tem como objetivo principal o compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento cultural por meio de ações de promoção e reconhecimento de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos para o público infantojuvenil. O Festival comKids é dedicado à premiação, valorização, promoção e difusão de conteúdos audiovisuais e digitais para crianças e adolescentes, e busca permanentemente intercâmbios e parcerias no Brasil e no mundo, para o crescimento no entendimento e discussão em cima do conteúdo infantojuvenil.

Ministério da Cultura apresenta o XV Festival comKids (2024). O evento conta com o Patrocínio do Itaú, com o Copatrocínio da Spcine e com o apoio da Escola Plus.

Festival comKids 2024 | Finalistas

App
Bebe Lume, Brasil, Bebe Lume Produções Audiovisuais
Cantar y jugar, Colômbia, Cantoalegre
Monicaverso, Brasil, Ø1Digital
Yom Kids, Brasil, Yoga com Histórias Desenvolvimento de Aplicativos

Game
Batalha da Dança, Brasil, Umbu Games
Bella pelo Mundo, Brasil, Plot Kids
Docemática, Brasil, SpaceFrog
O Resgate de Fárya, Brasil, Viu Cine

Livro Digital
A História das Histórias, Brasil, MSP – Mauricio de Sousa Produções
Kai, Kai, la cuidadora de las aguas, Chile, Fundación Cultural Entrelíneas
La maceta vacía, Chile, Fundación Cultural Entrelíneas
O Sonho dos Meninos, Brasil, UFSC e Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital (CNPq)

Lúdico Digital
E agora? Um rolé digital, Brasil, MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios
Gigantes web, Uruguai, Gigantes – La Diaria
Soñadores. Mapa de sueños, Argentina, Pakapaka
Trajeto i – Jogos da capa, Brasil, Santillana Educação

Podcast
Calunguinha, o cantador de histórias – Galanga, o cabelo de ouro, Brasil, Todo Canto Produções Artísticas
Elas são feras! – Nise da Silveira, Brasil, Companhia Delas
La Sueñoteca – La casa de mis sueños, Argentina, Red Tal
Perguntar e Pensar – Contágio, impotência e cuidado, Brasil, Empresa Brasil de Comunicação – Rádio MEC
Tienda Súper Nova – Episódio 1, Colômbia, Máquina Espía

Projeto 360º
Icamiabas na cidade Amazônia, Brasil, Iluminuras
Mundo Eureka, Colômbia, Canal Capital
Otaku Senpai, Cuba, Cubavisión-Islavisión
Yo quiero saber.. ¿ Y vos?, Argentina, Pakapaka

Fonte: Assessoria ComKids
Imagem: Divulgação

Related posts

Em 1 ano de nova gestão, Funarte investe R$ 100 milhões em programas estruturantes para as artes

Fulvio Bahia

Carrinhos de cafezinho desfilam no Campo Grande para celebrar Salvador

Fulvio Bahia

Projeto “Pé de Feijão, arte e educação”, promove uma programação de artes cênicas para público infantil e juvenil em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais