MunicípiosPartidos PolíticosPolítica

Secretário da Saúde de Vitória da Conquista é exonerado após ação do PT, PCdoB e PV por abuso de poder político

O secretário da Saúde de Vitória da Conquista, Vinicius de Brito Rodrigues, que também preside o PDT na cidade, foi exonerado pela Prefeitura Municipal após uma ação movida pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV. A ação aponta abuso de poder político pelo então secretário por uso da máquina pública para captação de apoio ilícito político eleitoral em favor do pré-candidato a vereador Fábio Silva Santana, conhecido como Pimba (UB) e, por conseguinte, da prefeita Sheila Lemos, que também acaba sendo beneficiada indiretamente. A exoneração de Vinícius foi oficializada nesta terça-feira (25) pelo Decreto nº 23.261.

Na Ação Cautelar impetrada na Justiça Eleitoral, a Federação apresenta provas, como um vídeo e entrevista no Youtube, em que o então secretário Vinícius condiciona a prestação de serviços básicos, como atendimento médico em posto de saúde da comunidade de Cabeceira, quinzenalmente ou mensalmente, e oferece a reforma de posto de saúde, cargos de confiança em um hospital municipal e uma ambulância de plantão ao líder comunitário Rogério Bocão, para que retire sua pré-candidatura a vereador em troca de apoio político para a candidatura de Pimba. A ação pediu ao Poder Judiciário o afastamento do secretário, o que foi feito pelo próprio Vinícius para evitar prejudicar a gestão municipal, a realização de uma investigação sobre os fatos informados e a comunicação do ocorrido ao Ministério Público.


A saúde de Vitória da Conquista, que já foi referência nos 20 anos em que o PT administrou o município, com as gestões de Guilherme Menezes e Zé Raimundo, está abandonada. Faltam medicamentos básicos e médicos em alguns postos e a população vem se queixando de que os exames demoram até um ano para serem marcados. Agora, com a proximidade do período eleitoral, a gestão começou a pintar os postos, tentando maquiar a realidade do descaso da saúde no município.

O pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista e deputado federal pelo PT, Waldenor Pereira, lamentou a negligência da gestão de Sheila Lemos e disse que a saúde municipal de Conquista, de novo, é manchete negativa. “Dessa vez, foi a exoneração do secretário municipal de Saúde, Vinicius de Brito Rodrigues, a partir de uma denúncia da nossa Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), por compra de votos, abuso de poder e condicionar serviços de saúde ao apoio político-eleitoral. Enquanto isso, os postos de saúde continuam sem médicos e sem remédios, só naquela maquiagem que não engana ninguém”, disse Waldenor, ao acrescentar: “A gestão atual, que não sabe cuidar das pessoas, levou nossa saúde ao caos e à vergonha de ser alvo constante de notícias negativas”.

Fonte: Ascom PT Bahia
Foto: SECOM PMVC

Related posts

Juazeiro: CMDI realiza diálogo sobre qualidade de vida dos idosos nesta quinta-feira (21) no auditório da UNEB

Fulvio Bahia

8° BPM e Rondesp Sul desmontam acampamento utilizado por traficantes

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Projeto Varal Solidário de Lauro de Freitas realiza 6ª edição no bairro de Portão neste domingo (21)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais