Em celebração aos 16 anos de compromisso comunitário e cultural, a Associação Sociocultural de Matarandiba (ASCOMAT) inaugurou uma exposição artística que destaca sua trajetória. A mostra está aberta ao público gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sede da associação, situada na Vila de Matarandiba, em Vera Cruz, até o mês de novembro.
A exposição contém mais de 30 itens, incluindo fotografias, esculturas, bordados, livros, maquetes e figurinos, que narram a história e o legado da ASCOMAT e seus membros. De maneira cronológica, os elementos revelam a trajetória desde a fundação da associação, em 2008.
Comprometido com o desenvolvimento local, a Dow, empresa com mais de 45 anos de presença em Matarandiba, tem apoiado diversas iniciativas da ASCOMAT. Entre elas, está o Projeto Economia Solidária e Sustentável de Matarandiba (Ecosmar), em colaboração com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Uma das principais ações do Ecosmar é o Banco Comunitário Ilhamar, uma instituição financeira que emite sua própria moeda, a Concha, em referência à mariscagem, principal atividade na região.
Greg Oliveira, Diretor de Operações para a América Latina e de Operação do complexo industrial de Aratu da Dow, enfatiza a importância da exposição e dos projetos apoiados pela empresa: “A ASCOMAT desempenha um papel vital na preservação da cultura local e no fomento de iniciativas sustentáveis. Estamos orgulhosos de contribuir para o sucesso desses projetos e de ser parte integrante do desenvolvimento socioeconômico de Matarandiba.”
Serviço
Exposição: “ASCOMAT: 16 anos valorizando e fortalecendo a Cultura”
Período: de maio a novembro de 2024
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 18h
Local: na comunidade de Matarandiba, em Vera Cruz-BA, na sede da ASCOMAT
Entrada: Gratuita
Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação