Assembleia Legislativa da BahiaBahiaBrasilCulturaFestejosPolítica

Deputados baianos defendem a nacionalização do 2 de Julho

Deputados estaduais percorreram as ruas de Salvador, nessa terça-feira (2), no tradicional desfile cívico e cultural do 2 de Julho, marco da Independência do Brasil na Bahia. Durante as celebrações dos 201 anos da expulsão dos portugueses do território baiano, os parlamentares acompanharam a estátua da cabocla, símbolo da independência, e exaltaram a data.

O presidente Adolfo Menezes representou o Poder Legislativo nos atos formais, como o hasteamento das bandeiras na Lapinha, e colocação de flores no túmulo do general Labatut, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Bruno Reis, do desembargador Lidivaldo Britto e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) Joaci Góes. À tarde, no Campo Grande, participou do ato formal de encerramento da comemoração cívica.

DATA NACIONAL

Ao lado de outras autoridades, o presidente da ALBA advogou que o 2 de Julho passe a ser uma data nacional, para que seja festejada também no restante do Brasil. “Estamos em permanente atualização histórica, a luz do resultado de novas pesquisas, deixando de cultuar ‘heróis’ que nunca foram ‘heróis’. É hora, então, de incluirmos o 2 de Julho como a real data da Independência do Brasil”. O deputado Adolfo Menezes completou assegurando que não é apenas ele quem diz isso, “mas grandes historiadores, a luz dos fatos, pois os últimos soldados do exército português saíram da Bahia no dia 2 de Julho de 1823 – marco histórico da nossa independência”, acrescentou.

Os deputados que participaram da festa cívica salientaram a importância das celebrações. Segundo Robinson Almeida (PT), a data é mais uma oportunidade de lutar pela melhoria da vida da população. “Negros e caboclos lutaram pela liberdade. Depois de dois séculos, todos nós estamos na rua lutando por mais educação, segurança e por moradia para povo”, enfatizou.

A bancada de oposição também marcou presença no desfile. Para o líder da minoria na ALBA, deputado Alan Sanches (UB), o 2 de Julho é dia para que façamos reverencia aos heróis da independência: “É preciso fortalecer a importância do povo baiano corajoso, guerreiro e trabalhador. É uma festa do povo e, por isso mesmo, o povo deve ser bem tratado”, completou.

Para o deputado Pablo Roberto (PSDB) a data é extremamente importante, por tudo que simboliza para o Brasil. Segundo a deputada Olívia Santana (PC do B), o 2 de Julho é uma festa do povo para celebrar a força do próprio povo. Por seu turno, o deputado Matheus Ferreira (MDB) estava feliz por comemorar mais um ano da independência da Bahia, junto com os movimentos sociais. Para o Roberto Carlos (PV), a data representa a resistência e a determinação do povo pela liberdade.

Já a deputada Fabíola Mansur (PSB) defendeu a “nacionalização da data cívica”, pois acredita que o 2 de Julho precisa extrapolar a Bahia “é a maior festa popular e democrática do Brasil”. Pouco mais de 40 deputados estaduais participaram dos festejos.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: João Valadares/AgênciaALBA

Related posts

Semop promove manutenção nos cemitérios municipais para Dia de Finados 

Fulvio Bahia

Com 9.428 novos postos em maio, a Bahia gerou 42.624 vagas no ano

Fulvio Bahia

Gab Ferruz apresenta o show “A-Fé-To e Outros Cantos” com apresentação de novo single no Teatro Sesi no Rio Vermelho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais