Mostra em homenagem às mulheres será aberta nesta quinta-feira (11) e segue até 2 de agosto
O mês de julho é marcado pela Independência do Brasil na Bahia (2). Em alusão à data, o Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, recebe a exposição “Manchas e Cores da Independência”, do artista colombiano Frayackus. A mostra será aberta nesta quinta-feira (11) e fica em cartaz até o dia 2 de agosto, com visitação gratuita.
Como descreve o artista, as obras retratam os conflitos que marcaram a luta pela Independência da Bahia e também a resistência e esperança que permearam a época, destacando as figuras heroicas de Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica.
As telas homenageiam “as mulheres valentes que, com sua coragem e determinação, mudaram o curso da história e construíram a herança da nossa luta pela liberdade”.
Para Frayackus, “a intenção não é apenas celebrar esses ícones femininos, mas também inspirar as novas gerações a reconhecerem a importância da história e a continuarem lutando por justiça e igualdade”. As obras da mostra “Manchas e Cores da Independência” abordam a essência dos eventos históricos e a coragem dos protagonistas.
Sobre o artista
Com mais de 20 anos de carreira, o artista plástico colombiano Frayackus mora em Salvador e já esteve em diversas exposições individuais e coletivas, em diversas galerias da América do Sul. Suas obras fazem parte de coleções particulares na Europa e em diferentes países de outras partes do mundo.
Frayackus é pintor, cartunista, gestor de cultura e educador. Conhecido por sua abordagem vibrante e expressiva com técnica mista e acrílico sobre tela e estilo mancha digital (manchas com dedos, pincéis e espátulas).
Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação