ArteCulturaMúsicaOSBA

OSBA realiza duas apresentações gratuitas em julho pela Série Manuel Inácio da Costa

Os concertos acontecem nos dias 13 (sábado) e 21/07 (domingo), sempre às 17h, e contarão com a regência de maestros convidados

Neste mês de julho, a Orquestra Sinfônica da Bahia realizará duas edições da Série Manuel Inácio da Costa com entrada gratuita. O projeto em que a OSBA percorre igrejas da capital baiana estará neste sábado, dia 13/07, às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima (a igreja do Colégio Antônio Vieira, no Garcia) e no dia 21 de julho, também às 17h, na Igreja de São Francisco (Pelourinho).

No concerto deste sábado (13) teremos como regente convidado o maestro paulista João Rocha. Bacharel em música pela Unicamp, o maestro-compositor tem sido laureado com diversos prêmios e traz consigo a experiência de reger em salas de concerto como o Carnegie Hall, em Nova Iorque. Suas obras vêm sendo executadas por orquestras como a Sinfônica Brasileira (OSB) e a Sinfônica da USP (OSUSP).

“O programa desta apresentação está me deixando bastante empolgado. Vamos executar duas obras clássicas do repertório de música sinfônica mundial: a ‘Abertura Trágica’, de Johannes Brahms e a ‘Sinfonia Nº 6’, de Antonín Dvořák, e com certeza teremos um resultado lindo no sábado”, afirma o maestro João Rocha.

Apresentação na Igreja São Francisco

Já no dia 21 de julho, também às 17h, a OSBA retorna à Igreja de São Francisco, no Pelô, desta vez recebendo como regente convidado o maestro Éder Paolozzi. Este concerto terá o violoncelista da OSBA Thomaz Rodrigues como solista.

Um dos protagonistas do cenário de renovação da música clássica no Brasil, o maestro Éder Paolozzi esteve à frente da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e atualmente é regente titular da Nova Orquestra e da Funk Orquestra, com as quais tem feito turnês nacionais e apresentações em festivais como Rock in Rio.

No programa desta apresentação, teremos as obras ‘Concerto para Violoncelo Nº 1’, do compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975) e a ‘Sinfonia Nº 5’, do finlandês Jean Sibelius (1865-1957).

SOBRE A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi criada em 30 de setembro de 1982 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu processo de publicização foi consolidado, passando a ser gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS). A OSBA continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SERVIÇO:

13/JUL (SÁBADO) – Série Manuel Inácio da Costa
Horário: 17h
Local: Santuário Nª Sra de Fátima (Colégio Antônio Vieira – Garcia)
Entrada: Gratuita – sujeita à lotação do espaço
Regência: João Rocha

Programa:
J. Brahms – Abertura Trágica, Op. 81
A. Dvořák – Sinfonia Nº 6, Op. 60 em Ré Maior

21/JUL (DOMINGO) – Série Manuel Inácio da Costa
Horário: 17h
Local: Igreja de São Francisco (Pelourinho)
Entrada: Gratuita – sujeita à lotação do espaço
Regência: Éder Paolozzi
Solista: Thomaz Rodrigues (violoncelo)

Programa:
D. Shostakovich – Concerto para Violoncelo Nº 1 em Mi Bemol Maior, Op.107
J. Sibelius – Sinfonia Nº 5 em Mi Bemol Maior, Op.82

Fonte / Card: ASCM OSBA

Related posts

SXSW: Salvador disputa participação em evento internacional de tecnologia, arte, inovação e música

Fulvio Bahia

Reunião discute situação dos quilombolas em Salvador 

Fulvio Bahia

BTCA faz mais aulas abertas no Palácio da Aclamação

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais