ArteCulturaDançaEsporteMúsicaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

FGM lança segunda edição do edital Capoeira Viva nas Escolas

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos e a Secretaria Municipal de Educação, lança a segunda edição do edital Capoeira Viva nas Escolas. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de agosto, no link fgm.salvador.ba.gov.br/edital-capoeira-viva-nas-escolas/

Com investimentos na ordem de R$ 1,2 milhões, o edital prevê apoiar propostas apresentadas por mestres, contramestres, professores, instrutores de Capoeira, representados por Micro Empreendedores Individuais (MEI), certificados para atividades do campo da Cultura e atuantes no segmento da Capoeira e instituições de Direito Privado, sem fins lucrativos e com finalidade cultural declarada em Estatuto Social, que desenvolvam iniciativas, projetos e ações relacionadas à Capoeira, nas suas diversas modalidades, em conformidade com as disposições da Lei Municipal 9.072/2016.

Além disso, os proponentes devem ser domiciliados ou sediados no município do Salvador, há, pelo menos 02 (dois) anos, e devem ser responsáveis pelo desenvolvimento de iniciativas, projetos e ações relacionadas à Capoeira, nas suas diversas modalidades, de acordo com a legislação em vigor.

Os projetos aprovados receberão um apoio financeiro no valor de R$ 50 mil cada. As iniciativas serão desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Salvador, com previsão de atender 10 Gerências Regionais da Secretaria Municipal de Educação – SMED, nos seguintes territórios: Cabula, Cajazeiras, Centro, Itapuã, Cidade Baixa/Liberdade, Orla, Pirajá, São Caetano, Subúrbio I e Subúrbio II. Um total de 24 escolas serão contempladas. Cerca de 5.000 estudantes, distribuídos em 160 turmas, deverão ser diretamente beneficiados, sendo 4.400, com idade entre 06 e 17 anos, pertencentes ao Ensino Fundamental, além de 600 alunos da Educação de Jovens e Adultos.

As propostas apresentadas deverão prever aulas teóricas e práticas sobre movimentos, toques, cantigas, e composição de músicas, oficina de confecção de instrumento, maculelê, puxada de rede e samba de roda, expressões artístico-culturais vinculadas à Capoeira e à História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras, a serem desenvolvidas e executadas no ambiente escolar, no período de setembro à fevereiro, tanto para alunos matriculados quanto para os membros da comunidade local.

As inscrições para o edital poderão ser realizadas no período de 09 a 29 de julho.
Dúvidas: capoeiranasescolas@salvador.ba.gov.br

Fonte: ASCM FGM
Foto: Bruno Concha

Related posts

Salvamar realiza 727 ações de prevenção e 16 salvamentos no feriadão da Semana Santa

Fulvio Bahia

Aprovado projeto que irmana as capitais Salvador e Praia

Fulvio Bahia

Devoção à Santa Dulce dos Pobres, no Santuário em sua homenagem, aquece turismo religioso baiano

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais