O 3° Round, o maior circuito de rima improvisada do Norte Nordeste, tem recebido o apoio do Comitê de Cultura na Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura (Minc). O evento teve início no último sábado (13), na Praça da Cruz Caída, Pelourinho, e reúne 16 MCs em uma batalha de composições de rimas criativas e poesias musicadas. O espaço também apresenta dança de rua e poesia.
O apoio do Comitê de Cultura consiste em promover e ampliar as ações do grupo, valorizando e incentivando suas criações. “O objetivo é reconhecer e validar toda iniciativa popular de fazer cultura. Neste caso, promover a criatividade, arte e protagonismo da nossa juventude negra”, disse a coordenadora do Comitê, Pyedra Barbosa.
O 3° Round – Circuito de Rima Improvisada da Bahia é realizado pela Kalifa LXXI, coletivo artístico e cultural, que promove o protagonismo da juventude negra e periférica da Bahia, e é idealizado pelo produtor cultural Cosca.
Promoção da Cultura
Implantado em abril, o Comitê de Cultura Bahia já tem participado e promovido diversas atividades culturais na Bahia, como o Arraiá da Cultura – Forró da Assunção, o Tríduo do Santo Antônio, o Rolê Cultural – Casa da Capoeira Pelourinho, o Samba do Tororó e o Arratão do Samba da Ladeira, que destacam o sambas duro e junino.
O Comitê de Cultura na Bahia tem como missão democratizar o acesso à cultura, incentivar a participação cidadã, valorizar a diversidade cultural e fortalecer as identidades culturais dos territórios da Bahia. O Afoxé Filhos de Gandhy é a organização social responsável pelo comitê.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Caio Diniz