BahiaEducaçãoEsporte

Jogos Escolares da Bahia iniciam etapa territorial

A menos de dez dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) dá a largada para a etapa Territorial do Jogos Escolares da Bahia (JEB) 2024. Na última terça-feira (16), estudantes das redes municipais, estadual e privada, na faixa etária entre 12 e 17 anos, começaram a competir em diferentes modalidades, visando a classificação para as etapas finais Estadual e Nacional, que acontecem em agosto e setembro. As etapas dos jogos por Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

O esporte educacional integra a gestão de aprendizagem da SEC como modelo estruturante e estratégico, difundindo valores e conceitos, durante todo o ano letivo, não apenas com a prática esportiva, mas também com a inclusão, a cooperação, a integração e o fortalecimento da cultura da paz que mobilizam e unem as comunidades escolares.

No NTE do Piemonte da Diamantina II, por exemplo, 13 unidades estaduais dos municípios de Jacobina, Caem, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova buscam uma vaga para a Etapa Interterritorial, nas modalidades de handball, futsal, basquete, voleibol, vôlei de praia, futebol de campo, atletismo, xadrez, ciclismo e tênis de mesa. As competições que estão sendo realizadas no território acontecem até esta sexta-feira (19), em Jacobina, no ginásio, no estádio municipal, nos clubes XV de Novembro e SESC e nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II (Cetep), bem como no Colégio Municipal de Jacobina (Comuja).

Para a professora de Educação Física do Colégio Estadual Arnaldo Oliveira – Tempo Integral, Thaís Duboc, os Jogos Escolares vão além do fomento e fortalecimento da cultura corporal. “Estimulam o trabalho em equipe, a disciplina e a superação de desafios entre os estudantes, além de proporcionar uma vivência lúdica e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais dos alunos”, declara a educadora do município de Caem, que está acompanhando, em Jacobina, 48 estudantes.

A estudante Gisela da Silva Santos, 17 anos, avalia os jogos como uma dinâmica importante tanto para a qualificação esportiva dos colegas que queiram se dedicar a alguma modalidade, quanto para a criação de laços entre os estudantes. “O esporte promove a saúde física e mental, além de colaborar com o sentido de coletividade. Participar dos jogos escolares é também uma oportunidade de conhecer pessoas de outros lugares e realidades, é um momento de integração”.

Etapa Interterritorial- Entre os dias 1° e 24 de agosto, as equipes vencedoras das etapas territoriais participarão das competições interterritoriais, que estão divididas em seis grupos. O grupo 1, em Barreiras, reúne as equipes classificadas nos NTEs da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Velho Chico, Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo. No grupo 2, de Juazeiro, vão concorrer a vagas os alunos dos territórios de Irecê, Sertão do São Francisco, Piemonte da Diamantina II, Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru. Pelo grupo 3, vão competir os núcleos do Litoral Sul, Extremo Sul, Sudoeste, Médio Sudoeste da Bahia e Costa do Descobrimento. No grupo 4, se reúnem os estudantes dos NTE do Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá, Piemonte do Paraguaçu, Recôncavo e Médio Rio de Contas. Já os alunos dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordete II, Litoral Norte e Agreste Baiano e Portal do Sertão foram agrupados e vão competir entre si, formando o grupo 5. O último é o grupo 6, que reúne os atletas de Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Divulgação

Related posts

Bahia receberá primeira fábrica de carros elétricos da BYD nas Américas

Fulvio Bahia

Vôlei: Brasil passa pela Croácia e ganha terceira seguida na Liga das Nações

Fulvio Bahia

Estudantes da rede estadual terão gratuidade no metrô para fazer as provas do Enem

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais