ArteCulturaMulherMúsicaSalvador

Protagonismo feminino marca retorno do Oxe é Jazz em julho

Artistas da cena baiana apresentam composições autorais e clássicos da música no próximo fim de semana, no Parque Costa Azul

Dando fim à saudade do público, o mês de julho brinda o público com o retorno do Oxe é Jazz, que acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês, a partir das 18h30, no Parque Costa Azul. Serão 5 atrações entre dois dias de shows: Manuela Rodrigues, Jam Delas, quinteto de Vanessa Melo e Eric Assmar, que se apresenta ao lado de sua banda e da compositora Cacá Magalhães. O Oxe é Jazz tem apoio do Governo do Estado da Bahia.

Sobre o elenco que marcará presença no retorno do Oxe é Jazz, o curador Eric Assmar explica que se atenta ao cenário atual do jazz, do blues e da música instrumental na Bahia e, de maneira mais específica, em Salvador. “Procuro tentar oferecer uma grade que apresente um panorama diverso, tanto com relação às propostas musicais, quanto em relação aos perfis humanos das atrações de cada edição, entendendo que a música e a cultura da Bahia têm na diversidade uma característica muito marcante”.

Sobre as atrações que se apresentarão durante os dois dias de evento, Eric explicita que a edição de julho concentrou uma presença expressiva de mulheres da cena musical baiana que estão em destaque com seus trabalhos no cenário atual da música em Salvador. “Manuela Rodrigues é um nome que já tem uma carreira consolidada, ao passo que o Jam Delas é um trabalho relativamente recente, que traz o protagonismo das instrumentistas femininas de maneira tão potente. Acredito que a coexistência dessas atrações na grade enriquece o projeto e amplia o panorama que nossa grade busca oferecer ao público”.

“Completando as atrações dessa edição, Vanessa Melo tem atuação em diversos projetos muito bem sucedidos na cidade e tem se destacado também como artista solo, realizando turnês fora da Bahia. Para o Oxe, ela virá com seu quinteto em um show calcado no samba-jazz. Enquanto a Cacá Magalhães é um jovem talento de apenas 18 anos que viralizou ainda em sua adolescência, através de vídeos cantando clássicos do jazz e que, atualmente, já tem seu primeiro álbum solo e tem cada dia mais ampliado o alcance de seu trabalho”, contou o curador do Oxe é Jazz, ressaltando a força da baianidade na música.

Com setlists que unem canções autorais e clássicos da música popular mundial, do jazz, da música brasileira, do soul e outros gêneros, Assmar conta que o público pode esperar por grandes momentos de improvisação instrumental e interações entre artistas e plateia. “A expectativa é que sejam noites muito especiais de música e de reencontros”, declarou.

ATRAÇÕES
Abrindo a primeira noite do projeto, a cantora e multi-instrumentista baiana Manuela Rodrigues levará ao palco sua MPB autoral com influências de música eletrônica, jazz e soul. A artista se apresentará na sexta-feira (26) ao lado do baixista Alexandre, Vieira, do baterista Marcos Santos e do violinista Ruan de Souza.
A noite de retorno do Oxe é Jazz seguirá sendo embalada pela JAM Delas, banda soteropolitana exclusivamente feminina. Formado por instrumentistas que buscam o fortalecimento do protagonismo das mulheres do jazz e na música instrumental, o projeto oferecerá ao público um repertório plural, unindo clássicos de compositores nacionais como Letieres e Leite Chiquinha Gonzaga com temas autorais.

Já na segunda noite, quem aquece o público é o quinteto da clarinetista, cantora e compositora baiana Vanessa Melo. O sábado (27) será abrilhantado pelo repertório de samba-jazz da instrumentista, que revisitará clássicos com seu talento e improvisações instrumentais no palco.
Fechando a programação de retorno do projeto, o curador Eric Assmar, ao lado de sua banda, recebe a jovem cantora e compositora Cacá Magalhães, que ficou conhecida na cena musical aos 12 anos, quando seus vídeos cantando clássicos do jazz viralizaram na internet. Aos 18 anos, Cacá reúne apresentações em em importantes festivais e programas de TV, como o premiado “Little Big Shots”, do canal norte-americano NBC.
Promovendo seu primeiro álbum solo, “Só Sinto”, lançado pela Sony Music, a jovem artista se junta a Eric, em Salvador, para apresentar um show inédito mesclando autorais e clássicos do blues, jazz, soul e rock.

SERVIÇO
O que: Oxe É Jazz
Quando: 26 (sexta-feira) e 27 (sábado) de julho de 2024, às 18h30
Onde: Parque Costa Azul – Rua Arthur de Azevedo Machado,  Costa Azul -CEP 41760-000
Quanto: Gratuito/Aberto ao público

PROGRAMAÇÃO
OXE É JAZZ – JULHO 2024 (Parque Costa Azul/Salvador)
26/07 (sexta-feira):
18:30h – Manuela Rodrigues
20:30h – JAM Delas
27/07 (sábado):
18:30h – Vanessa Melo Quinteto
20:30h – Eric Assmar convida Cacá Magalhães

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Salvador: Cadastramento de imóveis pelo Casa Legal é iniciado em Narandiba

Fulvio Bahia

Lei Paulo Gustavo é para descentralizar recursos, diz ministra

Fulvio Bahia

Decoração para o 2 de Julho começa a ser instalada nesta quarta (26)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais