BahiaBrasilNordesteTecnologia

Baianos poderão vivenciar no Metaverso episódios da luta pela Independência da Bahia

Voltar ao passado para vivenciar fatos históricos e até mesmo encontrar personagens importantes, como as heroínas Maria Felipa e Maria Quitéria. A prática, que parece coisa de cinema, com as chamadas viagens no tempo, é comum na ficção. Mas você já imaginou utilizar tecnologia e inovação para, ao menos, fazer uma imersão ao passado e relembrar, por exemplo, episódios importantes da independência da Bahia? Isso agora é possível graças aos games imersivos em fase de desenvolvimento criados por pesquisadores de todo o estado para o Edital 2 de Julho no Metaverso.

Baianos de todas as idades, em especial àqueles que gostam de história e do universo dos games, poderão vivenciar lutas e batalhas que garantiram, de fato, aqui na Bahia, a independência do Brasil. Os protótipos, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), serão apresentados a um público formado por jovens estudantes, na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, no Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, na cidade de Santo Amaro, durante o evento Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade, realizado pela Fundação Pedro Calmon.

Foto: Ascom/Secti

Com investimento de R$ 4 milhões, os seis capítulos tratam, em ordem cronológica, de momentos históricos distintos da independência, a começar pelo dia 12 de fevereiro de 1822, com o protótipo que revisita a história da Junta Administrativa. Os outros cinco episódios são: Convento da Lapa, em 19 de fevereiro de 1822; Imersão na História da Independência, em 25 de junho de 1822; A Batalha de Pirajá, em 8 de novembro de 1822; Batalha de Itaparica, em 7 de janeiro de 1823; e Viva a Independência da Bahia, em 2 de julho de 1823.

Rodrigo Rocha, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), detalha a perspectiva de viagem ao tempo do game imersivo desenvolvido pelo seu grupo. “Em nosso jogo, você vai controlar um brasileiro que quer interceptar a carta-régia para tentar impedir a posse do português Madeira de Melo como governador de armas”. Já o grupo do professor Marcio Fiais, do Instituto de Humanidades da Ufba, desenvolveu um jogo no qual o usuário viverá a perspectiva de Liberata, uma escrava liberta. “Ela trabalha vendendo doces no Largo da Lapinha nas semanas que antecedem a chegada do exército libertador”.

Há episódios gameficados, mas também em forma de visita, como o criado por pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). “O objetivo é apresentar o 25 de junho, em Cachoeira, um momento histórico na luta pela independência do Brasil. Iremos explorar o episódio na forma de uma visita imersiva a um museu virtual, criado especialmente para mostrar imagens, ilustrações e vídeos”, conta o professor Paulo Ambrósio.

Foto: Ascom/Secti

O diretor geral da Fapesb, Handerson Leite, explica que os episódios ficarão disponíveis ao público, de forma gratuita, assim que forem concluídos. “A ideia é criar um portal para que todo o conteúdo fique acessível aos baianos”. Leite ainda projeta novas ações similares. “Podemos pensar em editais que contemplem outros fatos históricos, como, por exemplo, a Guerra de Canudos ou a Revolta dos Malês. Dessa forma, nosso jovem estudante, com auxílio do professor, poderá aprender sobre história de forma lúdica e interativa. Para isso, faz parte do trabalho a formação de professores da rede estadual que será realizada em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, para que os educadores possam utilizar essa tecnologia nos seus conteúdos”.

As equipes são multidisciplinares e envolvem não apenas professores e pesquisadores, mas também profissionais que atuam na área de games. Iniciativa da Secti e Fapesb, o Edital 2 de Julho no Metaverso faz parte da estratégia Bahia de Todos os Jogos e é executado em parceria com as Secretarias de Cultura (Secult), Educação (SEC), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Relações Institucionais (Serin), na Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve).

Fonte / Foto: Ascom/Secti

Related posts

PF mira militares que planejavam matar Lula e Alckmin antes da posse

Fulvio Bahia

Canoagem: Atletas iniciam período de treinamento de Slalom no RJ

Fulvio Bahia

Modelos de veículos com desconto serão divulgados nesta quarta-feira (14)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais