O pré-candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa ( PSOL), e a pré-candidata a vice-prefeita, Dona Mira Alves (PSOL), se reuniram com as pré-candidatas à Câmara de Vereadores de Salvador da federação PSOL e Rede Sustentabilidade, na tarde do último sábado ( 20), no Museu Eugênio Teixeira Leal, localizado no Pelourinho. As co-vereadoras Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho da mandata “Pretas Por Salvador” participaram da plenária.
Feministas, antirracistas, ambientalistas, e lideranças de diversos movimentos sociais integram a chapa de pré-candidatas da federação. Durante o evento, Kleber Rosa salientou a a importância dos movimentos de mulheres, principalmente, das feministas negras que pautam o debate a partir da interseccionalidade de gênero, raça, e classe social.
” As mulheres negras são a representação máxima da luta contra os diversos tipos de opressões originados pelo sistema racista. São identidades interseccionais que precisam diariamente enfrentar o racismo institucional e a ideologia patriarcal que, infelizmente, continuam presentes no nosso dia a dia e ainda precisam travar um enfrentamento cotidiano para garantir a sobrevivência, ingressar no mercado de trabalho, e nos espaços de poder”, refletiu Kleber Rosa, ao assegurar que, caso seja eleito, irá ampliar a quantidade de creches na capital baiana.
A pré-candidata a vice-prefeita, Dona Mira Alves, ressaltou que a plenária foi um espaço de “escuta e de afeto”, um momento em que as mulheres falaram sobre “suas dores e suas lutas”. A psolista frisou que Salvador é a capital mais feminina do Brasil, com 54,4% de mulheres, porém, essa proporcionalidade não se reflete nos espaços de poder. ” As pré-candidaturas da federação PSOL-REDE têm a cara da nossa cidade, a cara das mulheres pretas, periféricas, mães-solo, chefes de família. São mulheres que deixarão a Câmara de Vereadores de Salvador com a cara do seu povo. A luta é árdua, mas é ela que me alimenta”.
Fonte: OffNews
Foto: Luan Guerra