BahiaBrasilEsporteOlimpíadas

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a partir deste sábado (27). Guilherme Caribé vai competir nas provas individuais e de revezamento dos 50 m e 100 m livre. No entanto, poucos sabem que o nadador baiano, antes de viajar para treinamentos fora do estado e do país, se preparou na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô.

O equipamento esportivo da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é uma importante peça no desenvolvimento dos atletas baianos com vistas às disputas nacionais e internacionais, como foi no caso de Caribé, enquanto morava em Salvador. Ele estreia no revezamento 4x100m livre a partir das 12h (horário de Brasília) do sábado (27), buscando a final no turno da tarde, às 16h44.

Foto: Marcus Carneiro/Ascom Sudesb

Além do atleta, outros nomes da natação baiana aproveitam as características profissionais da piscina da Bonocô (tamanho, profundidade e outras condições obrigatórias em competições oficiais e olímpicas) para se aprimorar e preparar para as suas competições regionais, nacionais e internacionais. O investimento do Governo do Estado para a entrega do equipamento moderno e confortável em três etapas foi de cerca de R$ 16,5 milhões.

Na Piscina Olímpica, a expectativa é que surjam ainda mais talentos tanto dos clubes tradicionais baianos, com seus atletas que treinam lá, como os frutos do projeto Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Na sua quinta edição, atendendo cerca de 3.680 crianças, jovens e idosos nas modalidades de hidroginástica, natação e polo aquático, o projeto tem um investimento do Governo do Estado de mais de R$8 milhões ao todo.

Foto: Marcus Carneiro/Ascom Sudesb

Viagem a Paris 

Com muita empolgação, a família quase completa (pai, mãe, irmã e avó materna) viaja nesta sexta-feira (26), às 21h, para a capital francesa, onde acompanha a prova de Guilherme. As expectativas estão altas, além do sentimento satisfatório de ver “Gui”, apelido da família, participando da principal competição esportiva do mundo. Ele já disputou grandes competições nacionais e internacionais, sendo, atualmente, atleta da Universidade do Tennessee, desde seus 19 anos, nas disputas universitárias, e do Flamengo, desde 2023, nas disputas por clubes.

Já o ex-treinador Rafael Spínola sabe das dificuldades e acredita em uma disputa de final, com os oito melhores do mundo na sua categoria, principalmente nos 100m livre, a prova de destaque de Caribé, na qual conquistou o índice técnico em dezembro de 2022, o recorde brasileiro e o recorde baiano absoluto. Ele compete na categoria nas eliminatórias na terça-feira (30), a partir das 7h, buscando vaga nas semifinais no mesmo dia a partir das 15h30 e, posteriormente, a final marcada para dia 31 de julho, às 17h12.

Caribé recebendo o abraço do pai, Mateus Rodrigues – Foto: Marcus Carneiro/Ascom Sudesb

O baiano finaliza sua participação olímpica nos 50m livre, com as eliminatórias a partir das 7h de 1º de agosto, dia no qual pode disputar as semifinais a partir das 15h30. Caso se classifique, a grande final será no dia seguinte, às 17h12.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

SEC e universidades parceiras iniciam matrícula para selecionados no Universidade para Todos

Fulvio Bahia

Ao rebater críticas de ACM Neto sobre empréstimos, Jerônimo Rodrigues cita nota positiva da Bahia no Tesouro Nacional e provoca: “tem gente que precisa trabalhar”

Fulvio Bahia

Nelson Rufino é o homenageado do Festival de Música Educadora FM

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais