ArteCulturaDiversidadeDiversidade de GêneroMilitânciaTeatro

Projeto SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio em combate à violência de gênero e feminicídio

Arte é ferramenta de empoderamento durante apresentações gratuitas do projeto que conta com exibição de websérie, espetáculo, sarau poético e debate

Estreia no mês de agosto o projeto “SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio” sendo uma idealização da atriz, produtora e mediadora cultural Eddy Veríssimo, a partir de mais um desdobramento do espetáculo solo SOBEJO. Com finalidade de realizar ações de conscientização em combate à violência de gênero e feminicídio, o projeto recebe especialistas em proteção à mulher, artistas e poetas da comunidade para promover um diálogo por meio da união de linguagens artísticas como teatro, poesia, literatura e audiovisual. De forma gratuita, as apresentações serão na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, nos bairros: Itacaranha, Paripe, Plataforma e Ilha de Maré. 

Compreendendo a realidade de mulheres residentes em periferias, sobretudo as mulheres negras e a população Lgbtquiapn+, que compõem os grupos mais vulneráveis e frequentemente afetados pela violência, o projeto SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio foi concebido para atuar em espaços alternativos da região e Ilha de Maré. A intenção do projeto é unir forças com associações de moradores, poetas e artistas da comunidade do Subúrbio, ONGs, palestrantes relacionados ao acolhimento e proteção da mulher com finalidade de se aproximar dessas comunidades para oferecer um espaço de acolhimento, empoderamento e promover mudanças sociais.

Se tratando de uma região descentralizada, o projeto possibilitará o acesso gratuito a diversas linguagens artísticas para algumas dessas comunidades do Subúrbio de Salvador. Dentre as atividades propostas, haverá o espetáculo ‘SOBEJO’ de autoria e direção de Luiz Buranga, interpretado pela atriz Eddy Veríssimo; Sarau com mulheres poetas de cada comunidade; Exibição da websérie “SOBEJO – Processo Indeferido”; Em cada ocasião, o público também será convidado ao debate com especialistas de combate à violência doméstica e de gênero.

Empoderamento através da arte é uma maneira eficaz de informar que violência de gênero e contra a mulher é algo grave, ameaça a segurança e a sobrevivência das mulheres. Para a atriz Eddy Veríssimo executar esse projeto é “Compreender que a arte é política para sensibilizar sobre temas dolorosos, já que por meio dela este processo pode se tornar mais acessível. Com isso, o interesse de realizar ações políticas-sociais sempre me motivou à criação artística principalmente sendo uma  moradora do subúrbio ferroviário, mulher preta, que ao longo dos meus 19 anos de carreira venho promovendo ações que caminham na direção de oportunizar o acesso à arte e a cultura para todos através de atividades artísticas e de mediação cultural”, afirma a produtora cultural.

Escolas e associações de moradores serão palco das atividades trazidas pelo projeto SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio. Assegurando que todos possam participar, o projeto inclui medidas de acessibilidade como audiodescrição para pessoas com deficiência visual e interpretação em Libras para mediar a comunicação com pessoas surdas. Maiores informações podem ser encontradas na linklist do perfil @sobejo.espetaculo.

SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

O quê? SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio
Quando? Agosto e Setembro de 2024
Onde? Itacaranha, Paripe, Plataforma e Ilha de Maré
Quanto? Gratuito
Informações: @sobejo.espetaculo

Fonte / Card: Assessoria de Imprensa

Related posts

Arena do Samba leva ritmo genuinamente baiano para a Praça da Cruz Caída a partir deste sábado (18)

Fulvio Bahia

Museu do subúrbio de Salvador, Acervo da Laje representa o Brasil no MuseumFutures África promovido pelo Goethe-Institut em Moçambique

Fulvio Bahia

QUER DESENHAR COMIGO? Educadora e escritora baiana lança livro infantil na FLIPELÔ que estimula criatividade da criança

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais