ArteCulturaDocumentárioHomenagem

Centenário de Batatinha terá programação especial na TVE

O sambista baiano Batatinha completaria 100 anos em 5 de agosto de 2024, e a TVE celebra seu centenário com uma programação especial durante o mês de agosto. O documentário ‘Batatinha, o poeta do samba’ vai ao ar neste sábado (3), às 20h, com horário alternativo no dia 20 (terça-feira) às 20h. No dia 14 (quarta-feira), às 20h, acontece a exibição do documentário ‘Batatinha e o samba oculto da Bahia’, com horário alternativo no dia 26 (segunda-feira), também às 20h.

Batatinha (1924-1997), como era conhecido o compositor Oscar da Penha, nasceu e viveu em Salvador. É reconhecido por sua contribuição ao samba, sendo autor de clássicos como “Diplomacia” e “Quebro Galho”, e também teve músicas suas gravadas por intérpretes famosos, como Jamelão, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Além de ser um grande compositor, com uma poesia sofisticada e um olhar crítico sobre a sociedade, Batatinha também era conhecido por seu estilo único de interpretar suas canções, o que o tornou uma figura icônica na música popular brasileira.

Na obra ‘Batatinha, o poeta do samba’ (2007), escrito e dirigido por Marcelo Rabelo e premiado em diversos festivais, o artista é visto sob a perspectiva de seus nove filhos, que vão atrás das memórias do pai, investigam a sua vida, história e obra, e se encontram com familiares, amigos e músicos. O telespectador descobre um homem simples, compositor de um samba lamento carregado de poesia, cheio de facetas românticas, satíricas e que resgatam a alma popular do povo baiano. Seus filhos, ao mesmo tempo em que reúnem fragmentos que revelam a história do pai, acabam conhecendo mais sobre ele, estabelecendo também elos fraternais importantes entre a própria família.

Em 2007, Pedro Abib lançou ‘Batatinha e o samba oculto da Bahia’, que também possui diversas indicações e premiações. No filme, um grupo de estudantes recebe a tarefa de gravar um documentário sobre um artista que nunca tinham ouvido falar. Visitando rodas de samba e conversando com músicos, acabam descobrindo o rico legado deixado por Batatinha para a música popular, além de abordar outros importantes sambistas da velha guarda da Bahia que não têm grande visibilidade na mídia.

Serviço

TVE celebra centenário de Batatinha com programação especial ‘Batatinha, o poeta do samba’
Quando: sábado (03), às 20h. Horário alternativo: terça-feira (20), às 20h
‘Batatinha e o samba oculto da Bahia’
Quando: quarta-feira (14), às 20h. Horário alternativo: segunda-feira (26), às 20h
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline

Fonte: Ascom/Irdeb
Foto: Divulgação

Related posts

Espetáculo “Os Saltimbancos” neste domingo (30) na capital baiana

Fulvio Bahia

Museus do Pelourinho celebram Bicentenário da Independência

Fulvio Bahia

Brasil é premiado em maior evento de design e cenografia do mundo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais