ArteCinemaCulturaInclusão Social

“Cine pra Rua” exibe nesta segunda (5) o filme O Palhaço, de Selton Mello, em sessão gratuita

Projeto de cineclube oferece gratuitamente exibições de produções audiovisuais brasileiras e baianas para pessoas em situação de rua; próximo filme tem Larissa Luz no elenco

O filme O Palhaço, de Selton Mello, estará em cartaz gratuitamente na Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, na nesta segunda (5). A exibição ocorrerá às 14h30 e integra a programação de agosto do Cineclube “Cine Pra Rua”, projeto que oferece exibições gratuitas de produções audiovisuais para pessoas com vulnerabilidade social em Salvador. O evento é aberto. No dia 19, é a vez de assistir “Beleza da Noite”, com Larissa Luz.

O “Palhaço” conta a história de um artista de circo que acredita ter perdido a graça e por isso sai em busca de sua própria identidade. Após a sessão, acontecerá um debate com integrantes do Circo Picolino.

O objetivo é oferecer ao público-alvo produções audiovisuais brasileiras com ênfase em obras baianas, mostrando a importância de garantir e integrar os direitos culturais à comunidade, fomentando a valorização da diversidade cultural e social.

No dia 19 de agosto (segunda-feira), será exibido “Beleza da Noite” de Cecília Amado e Dayse Porto. No filme, Michellin (Larissa Luz) é uma jovem batalhadora que se candidata ao Concurso de Beleza Negra para ajudar sua filha a se inspirar na própria beleza. Tal qual nas edições anteriores, a ideia é que ao final de todos os filmes a conversa promova o incentivo e a interação do público com a obra.

As sessões ocorrerão sempre às 14:30 na Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado, vinculada à SecultBA.

Sala cheia – Na primeira e segunda exibições desta edição do projeto, ocorridas nos dias 8 e 22 de julho, mais de 150 espectadores estiveram na sala de cinema e participaram do bate-papo depois dos filmes “Reggae Resistência”, de Cecília Amado e Pablo Oliveira, e “Jonas e o Circo Sem Lona” dirigido por Paula Gomes.

“A proposta deste cineclube surge a partir da experiência de trabalho com a população em situação de rua de Salvador e a constatação da insuficiência de acesso a equipamentos e produções culturais e artísticas para esse público”, destaca Ana Claudia Bastos, cientista social e coordenadora do Cine Pra Rua.

Além do objetivo de reforçar o direito à cidade e à cultura, o Cineclube Cine Pra Rua busca um momento de reflexão, conhecimento e compreensão através do contato com a sétima arte, pouco acessível para a população em vulnerabilidade social.

As sessões acontecerão de julho a novembro. Ana Cláudia espera que experiências semelhantes sejam colocadas em prática e possam, um dia, se tornar regulares.

O Cineclube “Cine pra Rua” é um projeto contemplado pelo edital SalCine e conta com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Equipe baiana de futebol de cegos disputa competição regional com apoio da Sudesb

Fulvio Bahia

Casulo social traz contos sobre violência e depressão

Fulvio Bahia

Liberdade de Crença é tema da roda de conversa Patrimônio É… nesta sexta-feira (28) em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais