Grupos de samba dos municípios de Cruz das Almas, São Felipe, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Maragojipe e São Francisco do Conde, vão balançar o Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, neste sábado, 10 de agosto.
Uma das características deste samba é que os participantes se reúnem em um círculo chamado “Roda” cantando e batendo palmas.
O Samba de Roda, apesar de ser baseado nas tradições africanas, ele também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa, sendo o primeiro gênero musical brasileiro a se tornar patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco, em 2005.
A importância do Samba na cultura brasileira é reconhecida como patrimonio cultural imaterial do Brasil, e neste sábado, o Pelourinho será palco para os apaixonados por Samba, a partir das 13 horas, no Largo Quincas Berro D’Água.
O Encontro de Sambas do Recôncavo no Pelô irá reunir grupos de Samba do Recôncavo Baiano em um evento imperdível.
Com entrada totalmente gratuita, o Encontro de Sambas do Recôncavo no Pelô está sendo realizado pela Sarça Comunicação e pela Fundação Hansen Bahia (FHB); com apoio do Governo do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da Secretaria de Cultura (SECULT) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR).
Serviço:
Encontro de Sambas do Recôncavo no Pelô.
Largo Quincas Berro D’Água.
Dia 10 de agosto (sábado).
Fundação Hansen Bahia.
A Fundação Hansen Bahia é uma entidade cultural, pessoa jurídica de direito privado e patrimônio próprio nos termos da lei civil, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública pela Câmara de Vereadores do Município de Cachoeira, no dia 27 de outubro de 1981, cujo projeto de lei tem o número 03/81. A integração, com a comunidade do Recôncavo.
Por Fábio Costa Pinto, conselheiro da Fundação Hansen Bahia.
Fonte: Ascom FHB
Imagem: Divulgação Card Ascom FHB
Direção: Vanessa Dantas FHB