ArteBahiaCulturaFlipelôGoverno do EstadoInclusão SocialLiteratura

Programação da Flipelô 2024 tem Biblioteca Itinerante e projeto Leve e Leia

A programação da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), foi aberta, na manhã desta quinta-feira (8), na oitava edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô 2024, no Centro Histórico de Salvador. Na ocasião, o público assistiu à contação de histórias ‘O Menino Nito’, da autora Sônia Rosa, e ‘O pássaro sem cor’, do autor Luiz Norberto Pascoal, e participou de sorteio de livro do projeto Leve e Leia e visitação à Biblioteca de Extensão, estacionada no Terreiro de Jesus.

A estudante Emilly Santos, do Colégio Municipal Virginia Reis Tude, em Camaçari, visitou a festa pela primeira vez e aprovou a iniciativa. “Eu gosto muito das experiências, ouvir histórias e apreciar”, afirmou ela, que participou de uma das atividades da Bibex.

Já a vice-diretora da Escola Municipal de Bananeira, localizada em Ilha de Maré, Gene de Jesus, destacou a importância dos alunos com faixa etária entre 7 e 12 anos participarem do evento: “é uma experiência cultural única pra eles, que estão na Ilha, sair e transpor os limites do mar, e vir para o continente, ter contato com evento dessa magnitude, dessa grandeza, com contação de histórias, contato com livros, com outras experiências literárias, é uma coisa que não tem preço”.

Com acesso gratuito a toda a programação, o evento homenageia, neste ano, o poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, considerado o pai do rock brasileiro, Raul Seixas. As atividades da Bibex – que contam com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) – têm início na sexta-feira (9), às 10h, e seguem até sábado (10).

Além de movimentar o setor cultural, a Flipelô também aquece a economia. Durante os cinco dias, a organização prevê que cerca de 200 mil pessoas participem das atividades espalhadas pelos 153 espaços públicos e privados ativados no Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Na programação, há mesas de conversas, bate-papos, apresentações artísticas e espetáculos teatrais destinados ao público infantil e adulto.

“Estar presente no evento faz parte da missão da fundação de garantir a identidade do povo da Bahia através do livro, da leitura, da escrita e da memória do arquivo. A Bibex, que faz parte das bibliotecas públicas do estado, valoriza essa importância nos bairros de Salvador e interior”, destacou o coordenador da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé da FPC, Onízio Casemiro.

A edição terá a participação de 146 escritores nacionais, cinco internacionais e 352 artistas das mais variadas linguagens. Entre as atrações internacionais estão a escritora Shelly Bhoil, da Índia, e o poeta Tenzin Tsundue, do Tibete. Já os destaques nacionais são Itamar Vieira Júnior e Paloma Jorge Amado, filha do escritor Jorge Amado.

A Bibex

A Biblioteca de Extensão (Bibex) é uma biblioteca pública integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon. A ação vai à comunidade através de espaços de leitura espalhados por Salvador e interior da Bahia. Também participam frequentemente de eventos que promovem o livro e a leitura.

Leve e Leia

“Leve e Leia” é um projeto que visa à democratização do acesso ao livro e à promoção da leitura como prática social, incentivando e estimulando o compartilhamento das publicações e o debate crítico sobre a obra. A dinâmica consiste na aplicação de “Quiz Literário” – uma atividade sobre a literatura brasileira junto aos estudantes que participam do evento, que, ao acertarem as perguntas, são premiados com livros.

A Flipelô 2024, que segue até o próximo dia 11, é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Toda a programação pode ser conferida no site www.flipelo.com.br.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Mateus Pereira

Related posts

Programa Bahia Sem Fome vira projeto de lei e ganha fundo próprio de combate a insegurança alimentar e nutricional

Fulvio Bahia

Ciclo de cinema traz a Salvador exibição inédita e gratuita de obras de diretoras de língua espanhola

Fulvio Bahia

Salvamar conquista 47 medalhas e pódio no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais