AgriculturaAgricultura FamiliarEconomiaSalvador

Segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais ocorre neste fim de semana

Festa de lançamento do evento, gratuita, ocorre nesta quinta (15), no Lar Café Bistrô

A espera dos coffeelovers acabou. A segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais ocorre no próximo final de semana, nos dias 17 e 18 de agosto, e promete aos visitantes uma experiência sensorial, rodas de conversa, pockets e aulas shows, além de muita degustação. Os ingressos são vendidos pelo Sympla – passaporte, com acesso aos dois dias, custa R$ 30, e o dia único custa R$ 20. A feira abre a partir das 13h e, este ano, será realizada no Doca 1, Avenida da França, bairro do Comércio, em Salvador.

Este ano, a Feira terá algumas novidades: workshops de manhã, festa de lançamento, atrações musicais, cafeteria modelo e recrutamento de voluntários.

Brenda Matos, especialista em cafés especiais e idealizadora do evento, explica que os workshops vão permitir aos participantes conhecer as inúmeras possibilidades que o café especial pode trazer, incluindo a chance de se formar profissionalmente – a inscrição para os workshops matutinos também dá acesso à feira.

“Já o voluntário vai nos ajudar a garantir que tudo aconteça de forma suave e bem-sucedida. O formulário de recrutamento, que pode ser preenchido no Sympla, tem o objetivo de entender melhor as habilidades, disponibilidade e áreas de interesse para que possamos alinhar as atividades durante o evento, de acordo com as preferências e qualificações. A carga horária é de quatro horas. O voluntário receberá um kit surpresa oficial da feira, a entrada no evento, alimentação e certificado”, explica Brenda.

Torneio de Latte Art

Do Coado ao Espresso assina o café oficial da feira e, juntamente com a BBC, maquinário oficial do evento, e o Nude, leite oficial, vão comandar a operação da Cafeteria Modelo do evento. A torrefação trabalha, majoritariamente, com cafés baianos e valoriza os pequenos produtores de café e a agricultura familiar. Para os que não dispensam a dobradinha “café com leite”, a feira traz o Nude, feito de aveia. No domingo (18), a marca de leite “sem ingredientes impróprios e com baixa pegada de carbono” realizará, na cafeteria modelo, o Torneio de Latte Art entre baristas (TNT).

As atrações musicais são um capítulo especial nesta edição. Lan Lanh e Mário Soares farão pocket show no sábado. O violino de Mário Soares e a percussão de Lan Lanh vão desbravar os mares da música afro-brasileira numa criativa apresentação, às 19h. No domingo será a vez de Felipe Barros mostrar seu talento. O cantor e compositor apresentará o show voz e violão ‘Nem Sempre é fevereiro’. Com um repertório que inclui canções já lançadas, inéditas e interpretações da mais fina flor da música afro-baiana e popular brasileira.

Festa de abertura

A convite da Pato Preto Destilaria, a Feira Baiana de Cafés Especiais fará uma festa de abertura na quinta-feira (15), a partir das 19h. As baristas e bartenders vão dominar o balcão. A noite de celebração será no Lar Café Bistrô e promete experiências incríveis e um gostinho do que vai acontecer no evento, com drinks a base de cafés, carbonatação com a Preshh e muitos destilados baianos. A entrada será gratuita. O café fica na Rua das Margaridas, Pituba.

A segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais é uma realização da Escola Xodó de Café & Rede Amo, com patrocínio do Governo do Estado, apoio institucional do Sebrae Bahia e apoio de mídia do Salvador Meu Amor, Band News FM e Rádio Nova Brasil.
Além da Pato Preto Destilaria, mais de quarenta marcas confirmaram presença na feira. Algumas delas são: Fábrica do Sabor, Garbo Café, Rigno Cafeteria, Café Gourmet Piatã, Moreno Coffee Company, Colheita das Alegrias, Zabelê, Café Boa Nova, Grão de Luz e Café Reserva do Vale.

Ingressos, inscrições e mais informações, no link: https://zaap.bio/feirabaianadecafesespeciais

Programação completa

SÁBADO – 17 DE AGOSTO
✸ 13h: Abertura dos Portões
✸ 14h: Abertura da Feira Baiana de Cafés Especiais – II Edição
✸ 14h30: RODA DE CONVERSA: Pioneirismo e reconhecimento: Os famosos cafés da Bahia – Patrícia Rosa (Rigno Café), João Lopes (Presidente Assocafé) + César Neri (Coopmac) + Edney (Coopiatã);
✸ 15h30: AULA SHOW ABERTA com GARBO CAFÉ – Extração Guiada – Lucas Campos (Blenditta Torra de Bons Cafés)
✸ 16h30: RODA DE CONVERSA: Do Chocolate aos Vinhos – Ainda estamos falando de café?
Vinicius Ribeiro (@confrariadopai), Wanderley (Baobá Chocolates), Patrícia Penha (Sommelière Família Kogan).
✸ 17h30: RODA DE CONVERSA: Muito mais que café: desafios e conquistas da trajetória empreendedora – Brenda Matos (Escola Xodó de Café e Feira Baiana de Cafés Especiais); Luli Figueiredo (Energia e Alquimia), Petra Moreira (Barista), Tadeane Matos (Café Igaraçu) + Emerson Nascimento (Coffee Five);
✸ 18h30 – Encerramento
✸ 19h – Atração musical

DOMINGO – 18 DE AGOSTO
✸ 13h: Abertura dos Portões
✸ 14h: RODA DE CONVERSA: É a Bahia: Terroir & Agricultura Familiar – Amanda Teixeira (Sebrae), Glayco Barbosa (Associação Origem) + Idimar Barreto (Produtor – Barra do Choça) + Marília Franco (Produtora – Café Zabelê) + Renato Rodrigues (Coopiatã);
✸ 15h: DEGUSTAÇÃO ABERTA

✸ 15h30: RODA DE CONVERSA: Qualidade em Cafés – O que isso significa? – Flávio Camargos (Q-Grader e Torrador – Do Coado ao Espresso), Vinicius Lima (Produtor, Q-Grader e Torrador – Colheita das Alegrias), Karina Barreto (Proprietária Futuro Refeitório).
✸ 16h30: PALESTRA NUDE – A gostosa e sustentável revolução do consumo consciente (Luli)
✸ 17h30: Café é uma VIAGEM: O café de malas prontas! – Alline Trancoso (Rota Turística dos Cafés Especiais), Renan Dantas (Oficina do Barista), Rodolfo Moreno (Unicafes/Coopiatã), Mari Mesquita (Nude);
✸ 18h10: TNT – Torneio de Latte Art – Cafeteria Modelo
✸ 19h – Encerramento & Atração musical

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Branda Matos

Related posts

Valor de produtos da Semana Santa tem variação de até 37%, aponta Preço da Hora Bahia

Fulvio Bahia

Nucoin: Nubank pausa operações de criptomoeda própria após alta valorização; entenda

Fulvio Bahia

Acordo BNDES, BB Asset e B3 busca fomentar índice voltado a boas práticas e diversidade nas empresas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais