BrasilEconomia

Bolsa de Valores do Brasil registra crescimento de 70% no mercado de criptomoedas com mais de 104 mil contratos cripto

A B3, Bolsa de valores do Brasil, divulgou os resultados operacionais de julho de 2024, com destaque para o expressivo crescimento no segmento de criptoativos

A B3, Bolsa de valores do Brasil, divulgou os resultados operacionais de julho de 2024, com destaque para o expressivo crescimento no segmento de criptoativos. Em um cenário marcado por volatilidade e crescente interesse por ativos digitais, o volume médio diário de negociação de Bitcoin e criptomoedas na B3 alcançou 104 mil contratos, um aumento de 56,3% em relação ao mês anterior.

Esse desempenho reflete a crescente adoção de criptomoedas como uma classe de ativos relevante no mercado financeiro brasileiro. Além do aumento no volume negociado, a receita por contrato médio (RPC) no segmento de criptoativos também apresentou um significativo crescimento de 70,8%, atingindo R$ 2,185.

A aposta da B3 no mercado de criptoativos tem sido bem recebida pela instituição que estuda lançar negociações de Futuros de Ethereum, lançar um mercado de opções de criptomoedas entre outros produtos.

“Aqui na B3, está claro que o mercado de criptoativos se desenvolveu significativamente e hoje é bem estruturado, com uma forte demanda por produtos do mercado de capitais. Estamos atentos aos próximos passos e ao que podemos evoluir”, disse em um evento recente, Felipe Gonçalves, superintendente de produtos de juros e moedas da B3.

Segundo ele, no segmento de ETFs, a B3 vai continuar com os programas de liquidez e formadores de mercado e destacou que apesar do bom nível atual, ainda há muito espaço para crescimento, especialmente na frente educacional, para atrair mais tipos de investidores.

B3

“No mercado de futuros, recentemente lançamos o futuro de Bitcoin, um produto ainda muito novo. Estamos trabalhando em diversas frentes para evoluir esse produto e já estamos estudando novos contratos futuros, como o de Ether. Estamos em discussões internas e com vários clientes, pois acreditamos que um mercado de opções é crucial para complementar esse ecossistema”, apontou.

O executivo da B3, afirmou que o mercado de opções é visto como importante para a entrada de investidores institucionais mais fortes nos ETFs e outros ativos, pois proporciona mais mecanismos de proteção.

“Essas são as principais frentes em que estamos focados, além de outras questões operacionais, como a evolução do nosso modelo de risco. Nossa visão é que a demanda por esses produtos veio para ficar e estamos dedicados a acompanhar esse crescimento”, disse.

Gonçalves também revelou números sobre as negociações de ETFs de criptomoedas no Brasil. Segundo Felipe Gonçalves, head de produtos da B3, mais de R$ 50 milhões são negociados diariamente em ETFs cripto.

Ele destacou que atualmente, há 14 ETFs cripto no Brasil, sendo um deles via BDR (BlackRock) e que eles estão frequentemente entre os 10 mais negociados no Brasil.

“Hoje, o volume diário de negociação nesses ETFs está em torno de 50 milhões, com um pico de mais de 200 milhões em um único dia. O patrimônio líquido (PL) dos ETFs supera 5 bilhões, com mais de 180 mil investidores em todos os tipos”, revelou Gonçalves.

Ainda segundo ele, olhando para quem mais utiliza esses produtos, há investidores pessoa física, estrangeiros e institucionais, sendo que as pessoas físicas e os estrangeiros ainda representam a maior parte das negociações, mas os investidores institucionais, segundo ele, já soma um terço do PL de 5 bilhões.

“Outro ponto positivo é o impacto dos ETFs em outros ativos. Na B3, temos ETFs de renda variável, renda fixa e commodities. Quando um produto vai bem, ele acaba chamando a atenção para outros também. Recentemente, lançamos o contrato futuro de Bitcoin, que tem sido um dos produtos de crescimento mais rápido na B3, mostrando o potencial desse mercado”, afirmou.

Fonte: CoinTelegraph
Foto: Reprodução

Related posts

27 de Setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos

Fulvio Bahia

Mercado eleva previsão da inflação de 4,84% para 4,9% este ano 

Fulvio Bahia

Produção de instrumentos do samba torna-se manifestação cultural

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais