Ação SocialBahiaGoverno do EstadoInclusão SocialMoradia

Programa Corra pro Abraço: esperança e transformação para pessoas em situação de rua

Cristiano Oliveira começou a ser atendido pelo programa Corra pro Abraço em 2016, quando vivia em situação de rua na região do Aquidabã, em Salvador. Na época, ele enfrentava inúmeras dificuldades, incluindo a falta de acesso a direitos básicos e a luta diária pela sobrevivência. 

O apoio oferecido pelos agentes do programa foi essencial para que ele superasse desafios e começasse a vislumbrar novas perspectivas de vida. “O Centro Maria Lúcia foi um ponto de virada na minha vida, me acolhendo e me mostrando que eu tinha direitos que precisavam ser respeitados”, lembra Cristiano.

Com o passar dos anos, Cristiano não apenas conseguiu reconstruir a vida, mas, também, decidiu retribuir o que recebeu, assumindo, em 2023, o papel de monitor no Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia, localizado no bairro de Nazaré. “Hoje, posso retribuir isso trabalhando como monitor e ajudando outras pessoas a encontrarem o mesmo apoio que eu tive. Acredito que minha experiência pode servir de exemplo e inspiração para quem ainda está na luta,” afirma Cristiano, reforçando o impacto do programa em sua trajetória.

O Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia, ligado ao programa Corra pro Abraço, é um equipamento estadual que desempenha um papel fundamental na promoção da cidadania e na garantia dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema. O equipamento oferece atendimento a populações como pessoas em situação de rua, indivíduos afetados pelo uso abusivo de drogas e pessoas em conflito com a lei que necessitam de orientação jurídica. Desde 2023, já foram realizados mais de 10 mil atendimentos.

Nesta segunda-feira (19), Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, o papel do centro ganha ainda mais destaque na valorização e proteção dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Nosso trabalho é garantir que cada pessoa que passa por aqui seja acolhida com respeito e tenha acesso aos seus direitos, independentemente de suas escolhas ou circunstâncias. Atuamos para proporcionar um espaço seguro onde eles possam expressar suas necessidades e encontrar suporte, sempre respeitando suas individualidades,” afirma Jéssica Souza, coordenadora da unidade.

Impacto social

Com uma equipe multidisciplinar composta por redutores de danos, psicólogos, assistentes sociais, educadores jurídicos e arte-educadores, o Centro de Referência oferece acolhimento, escuta e encaminhamentos para as demandas apresentadas pelo público atendido. Trabalhando em conjunto com outros serviços da rede de atenção psicossocial do estado, o centro contribui para a promoção dos direitos das pessoas atendidas, respeitando as escolhas, inclusive a de permanecer em situação de rua, quando assim preferirem.

Além dos atendimentos diretos, o centro também promove oficinas de arte-educação e redução de danos, realizadas semanalmente. Paralelamente, o Núcleo de Inclusão Social (NIS), um braço do programa Corra pro Abraço, é responsável por ações voltadas para a formação profissional, geração de renda e inserção de assistidos no mercado de trabalho. Cursos como pintor de parede, manicure, hidráulica e elétrica predial, design de sobrancelha, entre outros, já foram ofertados, proporcionando aos beneficiários a oportunidade de adquirir novas habilidades e se reinserirem no mercado de trabalho.

Capacitação

Entre as formações oferecidas, destaca-se o Curso Agente de Redução de Danos e Referência de Campo, voltado para beneficiários do ‘Corra pro Abraço’ que já praticam a redução de danos e são referências nos territórios. A formação visa fortalecer práticas de redução de risco e danos sociais entre pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo o cuidado, a saúde e o empoderamento político dos beneficiários. Egressos desse curso têm a chance de se tornarem monitores do programa, como é o caso de Cristiano.

O programa Corra pro Abraço, que é referência nacional e internacional na política de redução de danos, atua em territórios de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, e, com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Justiça, está em expansão para os municípios de Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras. Com um investimento de R$ 10,6 milhões, esse incremento busca ampliar as políticas de redução de riscos e danos, especialmente no contexto de vulnerabilidade social e econômica.

“A importância do programa Corra pro Abraço vai além do acolhimento. Ele proporciona às pessoas em situação de rua e aos dependentes químicos a chance de reconstruir suas vidas, garantindo acesso a direitos e serviços essenciais. Nosso objetivo é dar a elas o suporte necessário para que possam retomar o controle de suas vidas, com dignidade e respeito”, ressalta José Leal, titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Thuane Maria

Related posts

Associação de mulheres quilombolas em Camaçari inova com o preparo de beijus através de PANC

Fulvio Bahia

50 anos da Funceb será celebrado com programação gratuita no Pelourinho

Fulvio Bahia

CDL promove capacitação para profissionais do varejo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais