ArteCulturaLiteratura

“Léo, o Camaleão” é o mais novo livro da escritora Emile Lima

Obra literária da pedagoga e psicóloga baiana será lançada Flipassé

Pela primeira vez no Brasil, a ansiedade entre crianças e jovens superou o índice entre adultos no país. Dados divulgados pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Sistema Único de Saúde (SUS), mostram que em das décadas – de 2003 até 2023 – o público infanto-juvenil está vivendo em estado de estresse desde bem cedo. As consequências do transtorno são preocupantes, mas podem ser atenuadas de forma lúdica, através de suporte pedagógico, brincadeiras com amigos, apoio familiar e até com a literatura. Com esse intuito a pedagoga e psicóloga baiana Emile Lima apresenta seu novo livro infantil Leo, o Camaleão.

Pedagoga, psicóloga, escritora e mãe. Com todos esses atributos Emile Lima, lança seu segundo livro infantil durante a Feira Literária de São Sebastião do Passé (Flipassé), no dia 27 de agosto. “Eu nasci em Salvador, mas de família sebastianense, vive cerca de 40 anos em São Sebastião do Passe”, conta a autora que planeja novos lançamentos na capital baiana no mês de setembro, que tem como cor o amarelo para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

A história de Emile Lima como escritora começa cursando magistério, onde teve contato com aulas de literatura que a faziam viajar em seus pensamentos. “A leitura é um caminho de possibilidades. Sempre vi assim. A cada dia venho descobrindo novas percepções e novas maneiras de compreender a vida”, declara a autora, que mais tarde optou pelo curso de pedagogia. Depois da experiência de trabalhar em escolas da rede pública de ensino, chegou a ter uma escola particular. E foi ao longo da caminhada profissional que percebeu a lacuna do suporte psicológico nas instituições de ensino que acabou despertando o desejo de uma nova graduação em psicologia. Concluída a segunda graduação, a compreensão da relação das emoções com a aprendizagem foi ainda maior

O livro de estreia da escritora Qual é a cor da sua emoção?, lançado ano passado também na Flipassé, aborda a temática da saúde mental infantil. Emile traduz com sua escrita como as crianças podem se sentir diante de situações adversas. “Sinto que é cada vez mais importante falar sobre as emoções. Desde pequenos, podemos ser estimulados a entender o que sentimos no corpo, expressando em palavras”, pontua a autora destacando não ter a intenção de didatizar seu processo de escrita. “Quero apontá-la como um caminho possível, onde cada leitor pode encontrar o seu e seguir adiante sem viver preso a padrões. Por isso já trago a desconstrução no título do livro: Qual é a cor da sua emoção? Quero que as crianças se permitam sentir e entender suas emoções primárias”, esclarece.

Com décadas de experiência atuando com crianças, seja na rede formal de ensino ou no Setting terapêutico, Emile Lima sabe bem o valor da união da pedagogia com psicologia para o desenvolvimento infantil. Através da literatura infantil as crianças podem explorar e compreender suas emoções de forma lúdica e acessível, mesmo apresentando temas complexos como ansiedade, medo e tristeza. Com sentimentos organizados, frustrações podem ser melhor administradas, contribuindo para a construção de uma geração mais consciente das suas habilidades pessoais e sociais e aberta ao diálogo.

“As crianças se identificam com histórias e personagens. Há uma maneira de abordar temas complexos com leveza, delicadeza, adaptando mensagem ao universo infantil. Assim é possível ajudar a normalizar conversas sobre emoções e sentimentos, diálogos muitas vezes difíceis e estranhos para muitas famílias, mas que permitem encorajar as crianças a expressarem o que sentem sem medo ou vergonha”, conclui a escritora, destacando que a literatura pode ser um instrumento lúdico para tratar muitas questões. “Quando incentivamos as crianças a identificar e nomear o que sentem, não estamos apenas ajudando no desenvolvimento da inteligência emocional, mas também fortalecendo sua autoestima e capacidade de enfrentar desafios com mais segurança”.

Serviço:

O que? Lançamento do livro Léo, o Camaleão
Quando? 27 de agosto, às 9h da manhã
Onde? Flipassé, São Sebastião do Passé
Como? Visitação gratuita.
Quanto? R$ 35,00 (preço de capa do livro) que também pode ser adquirido no Instagram da autora.

(20.08.2024)

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

No Mês da Consciência Negra, Centro Técnico do TCA oferece oficina sobre figurino afrorreferenciado

Fulvio Bahia

Alagoinhas: SEMAS realiza Semana das Mães nas unidades do SUAS até esta sexta-feira (12)

Fulvio Bahia

Rolezinho Imune chega à Salvador e abre chamamento para músicistas negros, indígenas, periféricos e LGBTPIQAQN+ até dia (16)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais