O Campeonato Baiano de Duplas, Trios e Equipes de Xadrez acontece neste sábado, 25, e domingo, 26, no Costa Verde Tennis Clube, em Piatã, Salvador. O evento, organizado pela Federação Baiana de Xadrez (FBX), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é uma competição tradicional que reúne enxadristas de todas as categorias da Bahia (crianças a partir de 10 anos, feminina, sênior, veterano e deficientes visuais) e distribui pontos para o rating estadual e nacional.
O torneio baiano de xadrez será reconhecido fora do país pela Federação Internacional de Xadrez (Fide), permitindo que enxadristas nacionais e internacionais participem em busca de melhora das suas pontuações. Dentre os principais nomes, estão Jayme Miranda, campeão brasileiro de 2019 e 13 vezes campeão alagoano; Teddy Gestel, campeão francês; Luciano Zallio, tetra campeão baiano e presidente da FBX; Benício Bulhões, de apenas 15 anos e atual campeão do Camaçari Chess Open; e Anderson Guerra, atual top 1 de Feira de Santana.
O presidente da FBX, Luciano Zallio, comentou sobre as expectativas para a competição disputada em solo baiano. “Nossa expectativa é ter, ao todo, mais de cem participantes de todo o estado, além de que teremos um campeão brasileiro oriundo de Alagoas, um francês residente em Lauro de Freitas, entre outros nomes favoritos ao título baiano”.
Programação
O campeonato de xadrez começará neste sábado, 24, das 8h30 às 12h30, na variação de duplas, e das 14h às 14h30, na variação trio. No domingo, 25, o evento por equipes inicia às 9h, com previsão de término às 13h. Essas modalidades já existiam, mas como título baiano será a novidade.
Luciano Zallio também expressou a importância da autarquia estadual para a realização de eventos na Bahia. “Os eventos com apoio da Sudesb são sempre os mais importantes a nível estadual, pois possibilitam que os atletas destaques possam competir em alta performance e representem a Bahia nacionalmente. É de extrema importância [receber o apoio da autarquia], porque nos permite desenvolver o esporte, trazer novos adeptos e atrair os jovens para a prática esportiva.”
As disputas com o apoio da Sudesb seguem no próximo mês com o Campeonato Baiano de Rápidas e Blitz, um tradicional evento no estado na busca do tão sonhado título baiano e pontuação nos ratings regional, nacional e internacional, no dia 19 de outubro. Também válido internacionalmente, a Copa da Bahia será uma novidade no calendário Baiano e promete reunir os melhore enxadristas da Bahia nos dias 26 e 27 de outubro.
Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Maurício Viana