BrasilCiênciaCiênciaPesquisasSaúdeVacina

Nova coleção de vírus da Fiocruz contribuirá para desenvolver vacinas e tratamentos

A coleção também permitirá fortalecer a vigilância e o enfrentamento de novas pandemias, epidemias e surtos

A Fiocruz deu um passo significativo ao reconhecer institucionalmente a Coleção de Vírus do Biobanco da Biodiversidade e Saúde (CVBBS), que é composta por linhagens virais e será incrementada com material de diversas regiões do país. Sua oficialização ocorreu este mês, após a aprovação pela Câmara Técnica de Coleções Biológicas (CTcol/Fiocruz) e a atualização da Portaria n° 14, de 2023. O material pode ser acessado por estudiosos e instituições de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico. Serão beneficiadas tanto as investigações internas da Fundação como as realizadas com outras instituições parceiras.

Com a CVBBS, as coleções biológicas da Fundação foram ampliadas para 36. Elas estão distribuídas nas categorias de coleções microbiológicas, zoológicas, botânicas, histopatológicas e arqueopaleontológica. O movimento de organização e reconhecimento institucional das coleções biológicas iniciou em 2006, com a criação do Fórum Permanente de Coleções Biológicas da Fiocruz, depois transformado na CTcol/Fiocruz pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz).

“A nova coleção ampliará a capacidade da Fiocruz de responder a emergências de saúde pública e reforçará a posição da instituição em redes globais de pesquisa”, informa a vice-presidente da VPPCB/Fiocruz, Maria de Lourdes Oliveira. Além disso, promoverá colaborações nacionais e internacionais e avanços científicos significativos. Esse reconhecimento institucional também fortalecerá o papel do Biobanco da Biodiversidade e Saúde (BBS-Fiocruz) na promoção da autonomia biotecnológica, ajudando o país a desenvolver tecnologias próprias e a reduzir a dependência externa em áreas estratégicas da saúde.

Para a gerente-geral do BBS-Fiocruz, Manuela da Silva, a CVBBS desempenhará um papel crucial na preservação de vírus de diversas regiões do país. O que facilita o estudo de vírus emergentes e reemergentes. “A coleção permitirá desenvolver vacinas, diagnósticos e tratamentos, além de fortalecer a vigilância e o enfrentamento de novas pandemias, epidemias e surtos,” observou.

O processo de avaliação da CVBBS começou em março deste ano e foi concluído em agosto. A análise foi realizada por uma comissão da CTcol/Fiocruz, formada por Aline da Silva Soares Souto, da VPPCB/Fiocruz, e Fabrício Souza Campos, da UFRGS. A coleção tem como curador, Felipe Naveca, vinculado à Fiocruz Amazônia, ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e ao BBS-Fiocruz, e curador adjunto, Tiago Salles, também do BBS-Fiocruz. “A nova coleção permite oferecer recursos valiosos para a pesquisa, o desenvolvimento biotecnológico e a inovação na área da saúde. E ainda contribuirá para a capacitação de profissionais e as atividades de popularização da ciência e da saúde”, complementa Naveca.

O Biobanco da Biodiversidade e Saúde

O BBS-Fiocruz surgiu em 2021, com financiamento do Ministério da Saúde, como parte das estratégias de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Inicialmente, foi denominado de Biobanco Covid-19 da Fiocruz, mas, em 2023, mudou o nome para Biobanco da Biodiversidade e Saúde e ampliou sua finalidade. Desde então, além de armazenar materiais biológicos humanos e da biodiversidade (vírus) relacionados à Covid-19, incluiu o depósito de materiais biológicos humanos relacionados a outros agravos e emergências em saúde pública e de outros vírus de interesse taxonômico, epidemiológico e biotecnológico. Para ter mais informações sobre o acesso e uso da Coleção de Vírus, as pessoas interessadas podem entrar em contato com o BBS-Fiocruz por meio do telefone (21) 2088-3860/3863 ou pelo e-mail cvbbs@fiocruz.br.

Fonte: Fiocruz
Foto: Peter Ilicciev / Reprodução

Related posts

Halving do Bitcoin aconteceu: Veja como reagiu a criptomoeda

Fulvio Bahia

Grupo de 17 embaixadores de países africanos visita o campus dos Malês

Fulvio Bahia

Pretas Por Salvador realizam campanha por Dignidade Menstrual e enfrentamento à Violência Obstétrica

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais