Câmara Municipal de SalvadorHomenagemReligiosidade

Ekedy Sinha, do Terreiro Casa Branca, receberá a medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador irá conceder a medalha Zumbi dos Palmares a Gersonice Azevedo Brandão, a Ekedy Sinha, do Terreiro Casa Branca, nesta quarta-feira (28), às 18 horas. A sessão solene de outorga vai acontecer no plenário Cosme de Farias da Casa, localizada na Praça Municipal.

A entrega da honraria é fruto de um projeto de resolução da vereadora Marta Rodrigues (PT) e tem o objetivo de reconhecer a importância da sacerdotisa na luta contra o racismo, contra a intolerância religiosa e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Ekedy Sinha ao longo de toda sua vida nos ensina através dos seus passos os caminhos da ancestralidade, da benevolência, da luta antirracista e da promoção de políticas públicas contra a intolerância religiosa e por justiça social”, afirma Marta.

Segundo a vereadora, a sacerdotisa do terreiro Casa Branca, na Vasco da Gama, é dona de um extenso legado não só na Bahia, mas no Brasil e no mundo, fruto de suas ações ao longo das últimas décadas em diversas frentes. “Uma mulher que dedica a própria vida ao engajamento em diversas frentes nas esferas social, cultural e política do nosso país, sempre pensando no bem de todos e no combate das desigualdades”, destaca.

Considerada internacionalmente como uma guardiã do candomblé, a homenageada, aos seus 77 anos, continua evidenciando que o legado da transmissão do saber é passado nas diferentes gerações, seja nas famílias sanguíneas ou espirituais, sendo ela mesmo uma sacerdotisa deste ventre ancestral. “Dentre as contribuições, a interlocução de Ekedy Sinha nessas pautas é inconfundível. Esteve à frente dos debates em instituições e entidades, participa de seminários, congressos e palestras na promoção desses nobres objetivos”, pontua.

“Não podemos deixar de falar da Feira de Saúde e Cultural do Terreiro da Casa Branca, idealizado por ela. Ano passado, a feira chegou a sua 21ª edição, envolvendo uma série de atividades e atendimento à comunidade ao redor do terreiro”, acrescenta Marta Rodrigues, que é presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, da Câmara de Salvador.

Trajetória – Atual membro do Conselho Estadual do Idoso e presidenta da Associação São Jorge do Engenho Velho, a guardiã do candomblé acumula uma longa caminhada. Já presidiu o Comitê das Cartas pelas Águas ajudando no Plano Estadual de Recursos Hídricos da Bahia e junto com o governo, foi para África Central aprimorar esse plano; Foi conselheira Nacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir; membro da Coordenação Estadual do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira – INTECAB; presidenta do Espaço Cultural Vovó Conceição; presidenta de Acompanhamento e Aplicabilidade das Cartas pelas Águas; membra do Grupo Hermes de Cultura e Promoção Social; da Rede de Mulheres de Terreiro, dentre outras entidades.

Fonte: ASCOM ver Marta Rodrigues – PT
Foto: Divulgação

Related posts

Randerson Leal, Associação SOS Caserna e Instituto Social Legal promovem Curso de Confeitaria e Panificação em Cajazeiras XI

Fulvio Bahia

Museu de Arte da Bahia recebe exposição de Moraes Moreira

Fulvio Bahia

Carta para Salvador será entregue ao governador e ao prefeito nesta quarta-feira (13)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais