ArteBahiaCulturaDançaMúsicaReligiãoReligiosidade

TVE exibe documentário inédito sobre a importância do Candomblé para os blocos Afro de Salvador

Nesta quarta-feira (28), às 20h, a TVE exibe o documentário ‘Sons do Terreiro no Mundo’, que revela como os blocos Afro e Afoxés nasceram do Candomblé, marcando o lugar desses saberes ancestrais do carnaval de Salvador. A obra é uma produção do A Tarde Play, núcleo audiovisual do Grupo A Tarde.

Os terreiros de candomblé são as tramas que conectam ritmos e entidades, contribuindo para a grandiosidade do carnaval de Salvador. A musicalidade percussiva, marcante na identidade baiana, tem suas origens profundamente enraizadas nesses locais, e constitui a essência da produção musical do povo. Para além das expressões artísticas, os blocos afro também assumem compromissos políticos que passam pelo fortalecimento da resistência negra, e também envolvem a ocupação de espaços dentro dos seus referenciais estéticos e, principalmente, a defesa da sua religiosidade.

Foto: Ascom/Irdeb

Com roteiro de Howfenns Cavalcante e direção de Lais Rocha e Howfenns Cavalcante, o filme traz personalidades envolvidas com a musicalidade percussiva e a cultura de matriz africana. Representantes dos principais blocos Afro, como o Ilê Aiyê, o Olodum, o Malê Debalê, a Banda Didá e o Cortejo Afro, incluindo ainda o Afoxé Filhos de Gandhy, além de figuras influentes como o mestre de percussão Gabi Guedes, o poeta James Martins e a coreógrafa Nildinha Fonseca, revelam como as religiões de matriz africana estão na origem dos cortejos que exaltam a cultura negra na folia.

Fonte: Ascom/Irdeb
Foto: Divulgação

Related posts

Marlúccia Araújo apresenta sua nova obra, “A Violinista”

Fulvio Bahia

Bahia reduz tempo de abertura de empresas e registra novo recorde

Fulvio Bahia

Ciclo de cinema traz a Salvador exibição inédita e gratuita de obras de diretoras de língua espanhola

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais