Na 8ª edição do evento “Brasil nos Trilhos”, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e realizado na última terça-feira (27) em Brasília (DF), Gustavo Cota, Diretor de Operações de Ferrovia da BAMIN, destacou a importância da ferrovia como solução sustentável para o transporte de cargas no Brasil. O evento reuniu representantes do governo, executivos, entidades setoriais e empresas para discutir a sustentabilidade no transporte ferroviário.
Durante o painel “O transporte ferroviário como solução climática para o Brasil e o mundo”, moderado pelo Diretor-Presidente da ANTF, Davi Barreto, Gustavo ressaltou a contribuição das ferrovias para questões socioambientais e o fortalecimento da infraestrutura de transporte do país. “A expansão e modernização das ferrovias são essenciais não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para a preservação do meio ambiente. Na BAMIN, estamos comprometidos com práticas que garantam uma operação ferroviária cada vez mais eficiente e sustentável”, afirmou Cota.
O painel também contou com a presença de importantes nomes do setor, como Leonardo Cezar Ribeiro, Secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes; Aloisio Lopes Pereira de Melo, Diretor de Políticas de Mitigação, Adaptação e Instrumentos de Implementação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Guilherme Mello, Diretor-Presidente da MRS; e Tufi Daher Filho, CEO da Transnordestina Logística.
Sobre a BAMIN
A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: o terminal de águas profundas Porto Sul, em Ilhéus, e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) , que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão.
Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação/ANFT